Depois de golear a Coreia do Sul por 5 x 0 na última sexta-feira, 10, a seleção brasileira voltou a disputar um amistoso nesta terça-feira, 14, mas acabou derrotada pelo Japão por 3 x 2, em Tóquio.
A vitória japonesa foi a primeira sobre o Brasil na história, desde o primeiro confronto, em 1989. Desde então, em 13 jogos, a seleção brasileira havia vencido 11 partidas e aconteceram mais dois empates (em 2001 e 2006).
Depois de abrir 2 x 0 no primeiro tempo, com gols do estreante Paulo Henrique (aos 26 minutos) e Gabriel Martinelli (aos 32), o Brasil acabou sofrendo a virada na segunda etapa. Minamino aos 7, após uma falha grotesca do zagueiro Fabrício Bruno na saída de bola, Nakamura aos 17 (com outra falha de Fabrício Bruno) e Ueda, aos 26 minutos, fizeram os gols da histórica vitória do Japão.
A derrota de virada, depois de abrir dois gols de diferença, foi apenas a segunda em toda a história da seleção brasileira. Apenas uma vez o Brasil foi derrotado dessa forma, desde 1914: o Uruguai, em 1940. Em um amistoso realizado no Rio de Janeiro, o Brasil saiu perdendo por 1 x 0, mas virou para 3 x 1 no segundo tempo e vencia até os 17 minutos da etapa final, mas acabou derrotado por 4 x 3.
Assim, o Japão se tornou a primeira seleção do mundo a vencer o Brasil após sair perdendo por dois gols de diferença no intervalo, tanto em jogos oficiais quanto amistosos.