Sem vencer a Champions desde 2015, Messi encara ‘carrasco’ Bayern
Craque argentino acumula cinco derrotas (sendo duas por goleada) em sete jogos diante do gigante alemão; PSG precisa vencer na Allianz Arena
Após perder o jogo de ida por 1 a 0, na França, o Paris Saint-Germain visita o Bayern de Munique, pela volta das oitavas de final da Liga dos Campeões nesta quarta-feira, 8, a partir das 17h (de Brasília). Precisando vencer para seguir no torneio, o time parisiense tem como protagonista do duelo Lionel Messi, recém-eleito melhor jogador do mundo pela Fifa pela sétima vez. O craque argentino não vence uma Champions desde 2015, pelo Barcelona, e, para piorar, tem retrospecto ruim diante do gigante bávaro.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!
Em sete vezes (seis pelo Barcelona) que entrou em campo contra os bávaros, Messi saiu vitorioso duas vezes, empatou uma e perdeu quatro, com direito a duas goleadas, um 4 a 0, em 2013, e o humilhante 8 a 2, em 2020. Houve também o jogo de volta da Champions de 2012/13, em que Lionel não entrou em campo e a vitória foi do Bayern. Ou seja, são, no total, já são duas eliminações contra os carrascos.
Ainda assim, há elementos para a torcida do PSG se agarrar. Nas duas únicas vitórias de Messi sobre o Bayern de Munique, o argentino marcou dois gols e deu uma assistência. Os confrontos foram em 2009, pelas quartas, e em 2015, pelas semis, e em ambas o Barcelona avançou. Na última, o craque marcou um belo gol ao deixar o zagueiro Jerome Boateng no chão e tocar de cobertura sobre Manuel Neuer.
Todos os confrontos entre Messi e Bayern de Munique:
2009 – Barcelona 4×0 Bayern de Munique
2009 – Bayern de Munique 1×1 Barcelona
2013 – Bayern de Munique 4×0 Barcelona
2013 – Bayern de Munique 3×0 Barcelona *
2015 – Barcelona 3×0 Bayern de Munique
2015 – Bayern de Munique 3×2 Barcelona
2020 – Bayern de Munique 8×2 Barcelona
2023 – PSG 0x1 Bayern de Munique
Campeão da Liga dos Campeões em 2006, 2009, 2011 e 2015, Messi tentará guiar o PSG ao título inédito. O mais perto que a equipe passou foi em 2020, quando foi derrotada na final justamente pelo Bayern. Nesta quarta, o time não terá Neymar, que passará por cirurgia no tornozelo e só volta na próxima temporada. É a quarta vez que o brasileiro desfalca o time em um mata-mata de Champions por lesão.
Com isso, as esperanças francesas estão depositadas em Messi e em Kylian Mbappé. O Bayern, por sua vez, aposta na “lei do ex”, com Kingsley Coman e Choupo-Moting, além dos gols de Sadio Mané, grande reforço do time para a temporada.
Prováveis escalações:
Bayern: Sommer; Stanisic, Upamecano e De Ligt; Coman, Kimmich, Goretzka e Davies; Sane e Musiala; Choupo-Moting. Técnico: Julian Nagelsmann
PSG: Donnarumma; Pereira, Marquinhos e Sergio Ramos; Hakimi, Fabián Ruiz, Verratti, Vitinha e Nuno Mendes; Messi e Mbappé. Técnico: Christophe Galtier
Onde assistir:
Bayern x PSG terá transmissão exclusiva da plataforma de streaming HBO Max, a partir das 17h