A derrota acachapante por 6 a 2 para o PSV, pela Champions League, ainda está sendo digerida pelo Napoli. E o técnico Antonio Conte apresentou uma explicação inusitada (e um tanto contraditória) para o momento do atual campeão italiano, que perdeu três de seus últimos cinco jogos.
Em entrevista coletiva na última terça-feira, 21, Conte alegou que o Napoli contratou jogadores demais, o que tem dificultado o entrosamento do time.
“Há decepção. Essas situações nunca acontecem por acaso. Há muito trabalho a ser feito. No ano passado, apesar de termos poucos jogadores, conquistamos um scudetto (título italiano) extraordinário porque todos se esforçaram além dos seus limites. Nove jogadores contratados é demais, fomos forçados a isso.”
“Vendo certas coisas no vestiário, digo que este ano será difícil. Não vou ser muito cauteloso. Fomos forçados a abrir o mercado de transferências porque tínhamos um elenco pequeno: trazer novos jogadores exige tempo e paciência. Todos nós temos que nos arriscar, eu primeiro”, concluiu Conte.
Seu discurso causa surpresa, justamente pois na temporada passada Conte reclamou que o time precisava de reforços. O Napoli investiu em jogadores de peso como Kevin de Bruyne, Noa Lang, Jasmus Hojlund, Sam Beukema e Lorenzo Lucca, mas perdeu outras peças importantes, como Raspadori (Atlético de Madrid) e Natan (Betis). Além disso, o time vem lidando com as ausências por lesão de Romelu Lukaku e Stanislav Lobotka.
O capitão da equipe, Giovanni Di Lorenzo, não poupou críticas à atuação do time na goleada sofrida em Eindhoven, na Holanda. “Causamos uma má impressão esta noite, precisamos analisar com cuidado, conversamos sobre isso e falaremos novamente nos próximos dias. Precisamos entender os motivos, mas definitivamente foi uma noite ruim e tudo deu errado.”
“Estamos frágeis no momento. Ano passado, éramos sólidos como uma rocha, agora estamos sofrendo muitos gols. Estamos tentando oferecer algo diferente, mas alguns gols não devem ser sofridos. Precisamos reservar um momento para sermos humildes e analisar o jogo. Nos falta determinação. Perdemos a vontade de manter nossos objetivos. Sentimos que os outros sempre podem nos prejudicar”, complementou o lateral.
Classificação na Champions
Com sua segunda derrota em três jogos, o Napoli estacionou nos três pontos e agora amarga a 22ª colocação da fase de liga da Champions League. PSG, Inter de Milão e Arsenal seguem com 100% de aproveitamento, com 9 pontos.
Na Serie A italiana, a derrota para o Torino fez o Napoli cair para o terceiro lugar com 15 pontos, empatado com a Inter, e um atrás do líder Milan.
O campeão italiano volta a campo no próximo sábado, 25, contra a Inter, a partir das 13h (de Brasília) no Estádio Diego Armando Maradona.