Daniel Ruiz, quem é o colombiano desejado pelo Santos comparado a James
Canhoto, atacante de 1,71 m do Millonarios deve chegar por empréstimo até o fim de 2023; clube tem até sexta-feira, 10, para inscrever jogadores
O Santos negocia a contratação do atacante colombiano Daniel Ruiz, de 21 anos, principal nome do Millonarios. O clube paulista corre para viabilizar a negociação por empréstimo do jogador até o fim do prazo de inscrição no Campeonato Paulista, na próxima sexta-feira, 10. Ruiz é comparado no país ao compatriota James Rodríguez, artilheiro da Copa do Mundo de 2014.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!
O mais novo alvo santista iniciou a carreira pelo modesto Fortaleza, equipe de Zipaquirá e que, atualmente, disputa a segunda divisão colombiana. A estreia aconteceu em 2018. Antes disso, já havia passado pela base do Deportivo Cali.
A mudança de chave na carreira começou quando foi emprestado ao Millonarios, em 2021. Realizou 45 jogos logo na primeira temporada, 28 deles como titular, e chamou atenção pelos quatro gols marcados e sete assistências distribuídas.
O desempenho já foi suficiente para atrair o clube pela contratação definitiva por 350 mil dólares (1,8 milhão de reais pela cotação atual). Segundo o site Goal, o acordo com o Peixe, inicialmente, envolveria um empréstimo até o fim de 2023 por 1 milhão de dólares (5,1 milhões de reais) com opção de compra por mais 4 milhões de dólares (20,7 milhões de reais) de 70% dos direitos econômicos.
Ruiz atuou em 57 das 62 partidas do Millonarios na última temporada, sendo 53 delas como titular. Marcou nove vezes e deu quatro assistências para os companheiros. Em 29 janeiro deste ano, fez a sua estreia pela seleção colombiana, atuando por 22 minutos no amistoso sem gols diante dos Estados Unidos, em 29 de janeiro de 2023.
Canhoto, o colombiano tem apenas 1,71m e, curiosamente, prefere atuar pelo lado esquerdo do campo – justamente na função de Yeferson Soteldo, titular, mas que ficará cerca de quatro meses afastado devido a uma lesão no tendão do músculo peitoral esquerdo.
Com contrato de empréstimo até o meio do ano junto ao Tigres, do México, há possibilidade de o camisa 10 sequer retornar a atuar com a camisa do clube.
Daniel Ruiz tem como característica chutes de fora da área e o fato de ser um dos cobradores de falta do Millonarios. Ele foi criticado na última temporada pelo excesso de cartões amarelos por reclamação – seis durante a Liga Colombiana – e reações intempestivas, como o fato de ter chutado uma garrafa de água ao ser substituído.
Eu não curto muito esses vídeos de melhores lances do atleta, mais essas são algumas características do Daniel Ruiz
— Santista do Interior (@SantistadoInte1) February 6, 2023
Em crise e ameaçado de rebaixamento no estadual, o Santos corre contra o tempo para viabilizar nomes para amenizar a pressão da torcida.
Após a derrota para o Palmeiras no clássico disputado no Morumbi, no último sábado, 4, o coordenador Paulo Roberto Falcão afirmou que o clube recebeu negativas de mais de 22 jogadores na tentativa de contratá-los.
Na atual temporada, o Peixe ocupa a última colocação do Grupo A, com seis pontos, enquanto Red Bull Bragantino e Inter de Limeira estaria classificados com dez pontos cada. Em seis jogos, a equipe treinada por Odair Hellmann tem apenas uma vitória conquistada.