Campeonato Mineiro tem novo formato; confira datas, grupos e onde assistir
Competição passou por imbróglio no STJD e começa neste sábado, 21; com Atlético-MG e Cruzeiro como favoritos e América correndo por fora
O Campeonato Mineiro de 2023 começa neste sábado, 21, com a partida entre Athletic e Tombense, às 15h. O atual campeão do torneio é o Atlético Mineiro, que ergueu a taça do ano passado diante do rival Cruzeiro. As finais têm previsão de acontecer nos dias 1º e 8 de abril.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!
De novo formato de disputa, o Campeonato Mineiro agora conta com três grupos de quatro times, sem que haja enfrentamento entre os da mesma chave. Assim, cada time faz oito partidas. Ao fim da oitava rodada, o líder de cada grupo e a quarta melhor campanha vão para a semifinal. Os três piores disputam um triangular em ida e volta para decidir os dois rebaixados.
Na fase final do torneio, o time com mais pontos enfrenta o de pior desempenho entre os classificados e o segundo melhor encara o terceiro, em ida e volta. A final também prevê dois jogos. O Galo é o maior campeão estadual com 47 taças, seguido por Cruzeiro (38) e América (16).
Onde assistir
O Campeonato Mineiro de 2023 será transmitido pelo Grupo Globo e por um serviço de streaming da Federação Mineira de Futebol. Globo, SporTV e Premiere têm direito a 27 jogos, enquanto o “Futebol Mineiro TV”, da NSports, passa os outros 39.
STJD
Uma denúncia do Betim por suposta escalação de jogadores irregulares do Ipatinga, durante o Mineiro Módulo II de 2022, movimentou os bastidores do futebol mineiro. O clube da região metropolitana de Belo Horizonte queria a punição ao Tigre, consequentemente herdando a vaga. O TJD-MG não acatou e o pedido foi para o Superior Tribunal da Justiça Desportiva.
Na última semana, o STJD chegou a suspender o campeonato, mas acatou pedido da FMF para a liberação do início. Assim, apenas jogos do Ipatinga estão suspensos até o momento.
Os favoritos
Buscando o tetracampeonato consecutivo, o Atlético Mineiro vai precisar dividir as atenções do estadual com das primeiras fases da Libertadores. De novo treinador, o argentino Eduardo Coudet, o Galo também mudou algumas peças do plantel, visando dar uma nova cara ao time que conquistou o Brasileirão e a Copa do Brasil de 2021.
Para isso, o Atlético contratou o atacante Paulinho, que estava no Bayer Leverkusen, os meio-campistas Edenílson, Igor Gomes e Patrick, que saíram de Internacional e São Paulo, respectivamente, o lateral Paulo Henrique, ex-Juventude, e o zagueiro Bruno Fuchs, de saída do CSKA Moscou.
Do lado azul do estado, as mudanças foram maiores. Atual campeão da Série B, o Cruzeiro entendeu que existe a necessidade de reforços para a disputa da elite. Sem calendário cheio de outros torneios, o time entra como favorito no estadual.
A gestão do clube que tem Ronaldo como sócio majoritário da SAF não mediu esforços e troux muitos nomes. Entre os mais badalados, o lateral William, ex-Wolfsburg, os meio-campistas Ramiro e Mateus Vital, ex-Corinthians, e os atacantes Wesley e Gilberto, saindo de Palmeiras e Al Wasl, respectivamente.
Correndo por fora, o América, que anualmente vem se firmando entre os grandes do país, chega ao estadual com um bom trabalho em andamento. Com a manutenção de Vagner Mancini, boa parte do plantel também seguiu e as contratações foram pontuais. Dadá Belmonte, destaque do Goiás na última temporada, foi um deles.
Entre os times do interior, há expectativa sobre o Athletic, de São João del Rei, um dos primeiros times do Brasil a virar SAF. Semifinalista da última edição, se destacou também pela contratação de Loco Abreu, em 2021, e Ricardo Oliveira, em 2022. Neste ano, os nomes mais potentes são Patric, lateral-direito com passagem por América e Atlético, e Sassá, atacante que surgiu como promessa no Botafogo.
Grupos:
A
Atlético
Athletic
Villa Nova
Pouso Alegre.
B
América
Caldense
Patrocinense
Democrata-SL.
C
Cruzeiro
Democrata-GV,
Tombense
Ipatinga
A programação da primeira rodada
21/1
15h
Athletic x Tombense – Futebol Mineiro TV
16h30
Atlético Mineiro x Caldense – Globo e Premiere
19h
Patrocinense x Cruzeiro – Premiere
22/1
16h
Villa Nova x Ipatinga – Futebol Mineiro TV
18h30
Pouso Alegre x América – Futebol Mineiro TV
20h30
Democrata GV x Democrata SL – Premiere