Publicidade
Publicidade

Vitória volta à elite após 5 anos: como está a briga pelo acesso na Série B

Rubro-Negro retorna à elite ao bater Novorizontino e se isola como time com o maior número de acessos; Leão se recuperou de queda para Série C no meio-tempo

O Vitória é o primeiro time a confirmar o acesso ao Brasileirão da próxima temporada. A classificação de forma antecipada veio no último domingo, 12, com vitória por 2 a 1 contra o Novorizontino. Líder isolado da Série B, o rubro-negro soma 69 pontos e se aproxima cada vez mais do título. Confira quem são as outras equipes que podem subir à elite junto com o Leão da Barra.

Publicidade

A equipe do Vitória não disputava a Série A do Campeonato Brasileiro desde 2018, quando acabou rebaixada na 18ª colocação. O Leão da Barra passou por momentos ainda piores neste meio-tempo. Em 2021 caiu para a Série C para retornar à Segunda Divisão somente na atual temporada, conquistando de imediato o acesso para a elite.

A classificação antecipada também garante ao Vitória o título de ‘Rei do Acesso’. Isso porque esta é a sexta vez que o time sobe de divisão desde 2003, se isolando no quesito entre os times brasileiros. Foram quatro retornos à Série A (2007, 2012, 2015 e 2023) e dois retornos à Série B (2006 e 2022).

Publicidade

Restando apenas duas rodadas para o término da Série B, oito times ainda disputam outras três vagas do acesso. O vice-líder Atlético-GO, com 61 pontos, tem pela frente Mirassol e Guarani para tentar confirmar as chances. Logo atrás, Criciúma, Juventude e Sport somam 60 pontos cada – os dois primeiros ainda jogam na rodada. O time catarinense joga contra Guarani, Botafogo-SP e Novorizontino. Enquanto isso, a equipe de Caxias enfrenta o ABC, Ponte Preta e Ceará.

Fora do G-4 pelo número de vitórias, o Sport de Recife tem uma situação mais complexa. Apesar da proximidade nos pontos, precisa vencer o líder Vitória e o Sampaio Corrêa, que luta contra o rebaixamento, além de secar os rivais diretos.

Correndo por fora estão: Vila Nova (58 pontos), Novorizontino e Mirassol (57 pontos) e Guarani (56 pontos). As quatro equipes precisam fazer a lição de casa e, claro, torcer para o pelotão de cima perder pontos.

Publicidade

Pela parte de baixo da tabela, ABC e Londrina já tiveram o rebaixamento confirmado. A dupla Sampaio Corrêa e Chapecoense completam o Z-4, com 36 pontos cada. As duas equipes ainda lutam pela permanência contra Tombense (com 37 pontos), Ponte Preta ( 38 pontos) e Ituano (40 pontos).

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade