Publicidade
Publicidade

Título, G-4 e luta contra o rebaixamento: as decisões da última rodada do Brasileirão

Palmeiras tem título encaminhado, enquanto equipes de baixo ainda buscam classificação direta à Libertadores; Bahia, Vasco e Santos tentam fugir da última vaga do Z-4

O Campeonato Brasileiro tem poucas definições até aqui e, por isso, a 38ª rodada vale muito. Na próxima quarta-feira, 6, todas as 20 equipes entram em campo às 21h30 (de Brasília) para fechar a temporada. O Palmeiras tem o título da competição encaminhado, mas ainda não gritou campeão. Outras cinco equipes ainda disputam o G-4 e a vaga direta na Libertadores. Mais em baixo na tabela, Bahia, Vasco da Gama e Santos ainda lutam contra a última vaga do rebaixamento.

Publicidade

Título

O Palmeiras já tem as duas mãos do título e o grito de campeão deve acontecer contra o Cruzeiro, no Mineirão. Com 69 pontos conquistados na ponta da tabela, a única forma do Verdão deixar o título escapar é perder para a Raposa sofrendo uma senhora goleada e também ver os rivais atropelarem em seus jogos. A diferença no saldo de gols da equipe paulista para os dois concorrentes, Atlético-MG e Flamengo, respectivamente, é de oito e 16 tentos. Ou seja, é muito improvável o Palmeiras não festejar o 12º título do Brasileirão.

Luta pelo G-4

A única equipe assegurada no G-4 e com vaga direta para a Libertadores (via Brasileirão) é o líder Palmeiras. Logo atrás, todo os times que formam o G-6 ainda sonham com a classificação para a fase de grupos do torneio continental. São eles: Atlético-MG, Flamengo, Grêmio, Botafogo e Bragantino.

Publicidade

Sul-Americana

No meio da tabela para baixo, cinco equipes estão confirmadas para disputar a próxima edição da Copa Sul-Americana: Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, Cuiabá e Corinthians. Com a dupla Fluminense e São Paulo garantida na Libertadores, abriram-se outras duas vagas – uma delas ocupada pelo Timão. Na última rodada, Cruzeiro e Santos disputam a presença no torneio da Conmebol. Um simples empate confirma a Raposa. No entanto, a equipe mineira enfrenta justamente o líder do campeonato.

Última vaga do rebaixamento

O Brasileirão 2023 já definiu o rebaixamento de América, Coritiba e Goiás, mas ainda resta uma última vaga. O drama compõe o cenário do Bahia, Vasco da Gama e do Santos. Na 17ª colocação, dentro do Z-4, o Tricolor de Aço (41 pontos) precisa da vitória contra o Galo e secar um dos dois concorrentes diretos. Já para o time cruzmaltino (42 pontos) e o alvinegro praiano (43 pontos) se livrarem do pesadelo, dependem somente de si. O Gigante da Colina recebe o Bragantino, enquanto o Peixe joga em casa contra o Fortaleza.

Confira todos os jogos da última rodada do Brasileirão:

Internacional x Botafogo
Coritiba x Corinthians
Fluminense x Grêmio
Cruzeiro x Palmeiras
Bahia x Atlético-MG
Cuiabá x Athletico-PR
Goiás x América-MG
Santos x Fortaleza
São Paulo x Flamengo
Vasco x Bragantino

Publicidade
Publicidade