Centroavante já foi campeão europeu sub-21, medalhista olímpico e responde acusação por agressão sexual; atacante pode trocar Sevilla por Botafogo
O Botafogo busca a contratação do atacante Rafa Mir, 28 anos, do Sevilla, atualmente emprestado ao Valencia. Segundo informações da TNT Sports Brasil, o clube espanhol já sinalizou positivamente e a negociação está avançando.
A proposta do Botafogo é de três anos de contrato, com pagamento de 8,5 milhões de euros (R$ 54,65 milhões na cotação atual) ao longo do vínculo. Rafa Mir ainda tem dois anos de contrato com o Sevilla, mesmo assim, a transferência seria sem custos fixos, apenas com bônus acordados.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
O atacante de 1,91 m seria mais uma aposta da diretoria para reforçar o setor ofensivo e dar mais opções para Davide Ancelotti. A expectativa é que a definição ocorra nas próximas semanas.
Valencia: 0 gols e 0 assistências em 7 jogos
Wolverhampton: 0 gols e 0 assistências em 4 jogos
Las Palmas: 7 gols e 1 assistência em 30 jogos
Nottingham Forest: 0 gols e 2 assistências em 13 jogos
Huesca: 25 gols e 2 assistências em 57 jogos
Sevilla: 24 gols e 2 assistências em 105 jogos
Valencia: 2 gols e 2 assistências em 22 jogos
Nascido em Cartagena, na Espanha, Rafael Mir Vicente é centroavante, conhecido pela presença física, bom jogo aéreo e finalização dentro da área.
Formado nas categorias de base do Valencia, passou por equipes como Wolverhampton, Las Palmas, Nottingham Forest e Huesca, onde viveu seu auge, marcando 25 gols em 57 jogos e ajudando a equipe a subir para a Primeira Divisão.
Foi contratado pelo Sevilla em 2021 por cerca de 16 milhões de euros e fez mais de 100 partidas pelo clube, com 24 gols. Em 2024, retornou ao Valencia por empréstimo.
Rafa Mir enfrentou alguns problemas fora de campo. Um deles deles é físico, especialmente na temporada 2024/25, quando sofreu duas lesões musculares na coxa: uma de 69 dias entre setembro e dezembro de 2024, e outra de 229 dias iniciada em dezembro, totalizando 298 dias parado e a perda de 34 jogos. Este histórico recente sugere uma frequência de lesões preocupante para um centroavante que busca ritmo e continuidade.
Além do histórico de lesões, Rafa Mir vive um momento delicado fora de campo. Em setembro de 2024, o atacante foi detido na Espanha acusado de agressão sexual contra duas mulheres em sua casa, na cidade de Bétera, e liberado dois dias depois após prestar depoimento.
Desde então, responde em liberdade provisória. O caso fez com que o Valencia abrisse um processo disciplinar e suspendesse o jogador por dois jogos. A defesa do atleta alega que as relações foram consentidas, enquanto Mir nega as acusações publicamente e afirma que concentrará sua defesa apenas nos tribunais.
Olha, independente das qualidades do Rafa Mir como jogador.
O Rafa Mir foi preso em 2024 na Espanha por "agressão sexual com acesso carnal"
Rafa Mir ficou 48h na cadeia e conseguiu liberdade provisória e responde em liberdade. O jogador nega as acusações.
O processo está em…
— Medeiros (@canaldomedeiros) July 30, 2025
Rafa Mir foi campeão europeu sub-21 em 2019 e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, perdendo para o Brasil na final. Na campanha olímpica ficou marcado pelos três gols contra a Costa do Marfim, saindo do banco e garantindo a classificação da Espanha para a semifinal.
👋 HOLA, ME LLAMO RAFA crak, mastodonte, extraordinario, gigante, animal, MIR.
🔝 Y me llevo un balón de los #JuegosOlimpicos a casa porque he marcado un hat-trick en los cuartos de final.
🤪 ¿Algo más que añadir, @RafaMir33?#Tokyo2020 #AlgoÚnico2020 pic.twitter.com/LtK0CSkWlW
— Selección Española Masculina de Fútbol (@SEFutbol) July 31, 2021
Com mais de mil gols nas categorias de base, Rafa é filho do ex-jogador Magín Mir e primo do ginasta olímpico Nicolau Mir. Essa ligação com o esporte o acompanha desde pequeno e faz parte da sua trajetória como atleta.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app