Flamengo e Vasco protagonizaram um clássico eletrizante e de final aberto neste domingo, 21, no Maracanã, mas não saíram do empate em 1 a 1, em partida válida pela 24ª rodada do Brasileiro Série A. O resultado, construído com gols de Carrascal para o time rubro-negro e Rayan para o cruzmaltino, acabou sendo um reflexo da partida: chances claras para os dois lados, bolas na trave e atuações decisivas dos goleiros Rossi e Léo Jardim, que impediram um placar mais elástico.

Brasileirão Série A

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Um gol para cada lado e equilíbrio na primeira etapa

Jogando em casa e defendendo a liderança, o Flamengo começou melhor e abriu o placar logo aos 11 minutos. Após chute de Everton Cebolinha explodir no travessão, a bola sobrou para Carrascal, que não perdoou e marcou seu primeiro gol com a camisa rubro-negra. O Vasco não se abateu e quase empatou aos 24, em cabeçada forte de Pumita que o goleiro Rossi espalmou na trave em uma defesa espetacular. A insistência cruzmaltina foi recompensada cinco minutos depois, quando Rayan subiu mais que a zaga em cobrança de escanteio de Coutinho e testou firme para deixar tudo igual.

Pressão, chances perdidas e heróis inesperados

O segundo tempo foi de maior pressão do Flamengo, que empilhou chances para vencer o clássico, mas parou na falta de pontaria e no goleiro Léo Jardim. Aos 20 minutos, Saúl aproveitou um erro na saída de bola vascaína e carimbou o poste. Pouco depois, Léo Jardim operou um verdadeiro milagre ao salvar um chute à queima-roupa de Pedro. O próprio Pedro, que entrou no segundo tempo, ainda teria duas oportunidades claras nos minutos finais, mas desperdiçou ambas, para desespero da torcida no Maracanã. Pelo lado do Vasco, a melhor chance veio com Matheus França, em chute colocado que exigiu boa defesa de Rossi.

Com o resultado, o Flamengo segue na liderança do campeonato, mas lamenta os dois pontos perdidos em casa e a diminuição da distância para o atual vice-líder Palmeiras, que tem 49 pontos contra 51. O Vasco, com 24 pontos, por sua vez, soma um ponto importante na luta contra o rebaixamento. O Rubro-Negro agora volta suas atenções para o jogo de volta das quartas de final da Libertadores contra o Estudiantes, na quinta-feira. Já o Cruzmaltino tem um compromisso atrasado pelo Brasileirão contra o Bahia, na quarta-feira.