O atacante Pedro levou a torcida do Flamengo à loucura com a última ida ao departamento médico. Já afastado das partidas por causa de uma fratura no antebraço direito, o atacante ainda assim sofreu uma lesão muscular na coxa direita e não deve mais jogar pelo restante da temporada.

Tantos problemas fazem com que Pedro seja o sexto jogador em atividade no futebol brasileiro que mais desfalcou sua equipe nos últimos seis anos, conforme aponta levantamento produzido pelo site Bolavip Brasil.

O estudo mapeou todos os 82 jogadores de linha que atuaram ao menos uma vez nas últimas seis edições do Brasileirão, desde 2020 até 2025, com o suporte da ferramenta de estatísticas Opta. Em seguida, checou com dados do site Transfermarkt todas as partidas em que eles não foram relacionados por motivos de lesão ou mau condicionamento físico.

Finalmente, com o número total de partidas disputadas pelas equipes no período, foi possível calcular o percentual de jogos que um determinado atleta perdeu por estar entregue ao departamento médico ou à preparação física.

Pedro fratura o braço em Flamengo x Racing - Mauro PIMENTEL / AFP

Pedro fratura o braço em Flamengo x Racing – Mauro PIMENTEL / AFP

Arboleda lidera ranking de desfalques

Arboleda, do São Paulo, é o jogador em atividade no futebol brasileiro que mais desfalcou seu time nos últimos seis anos. Ele esteve em campo em 57,4% das partidas possíveis. Em 33,7% das partidas possíveis, ele não foi relacionado por estar ou entregue ao departamento médico, ou à preparação física do clube do Morumbi.

O segundo colocado neste ranking é Jair, volante do Vasco. Desde 2020, atuando por Atlético-MG e Vasco, ele perdeu 29,7% das partidas por estar sem condições de ao menos figurar no banco de reservas. Ele sofreu duas lesões sérias no joelho direito em menos de dois anos, a última em setembro.

O terceiro jogador do futebol brasileiro que mais desfalca seu time por problemas médicos ou físicos é Alisson, do São Paulo. Nas últimas seis temporadas, ele desfalcou o time em 27,6% dos jogos.

Flamengo é quem tem mais jogadores que desfalcaram por lesões