Página especializada em vazamentos animou fãs com um possível retorno do Campeonato Brasileiro ao principal game de futebol do mundo, o antigo Fifa
O Brasileirão tem grandes chances de voltar oficialmente ao EA FC 26, o antigo Fifa. É o que informa o perfil fc25leaks, focado em vazamentos do game de futebol mais popular do mundo.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Ainda de acordo com o perfil, 12 times fariam parte dessa volta, os integrantes da Liga Forte União, tanto no masculino como no feminino. São eles: Fortaleza, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Criciúma, Corinthians, Botafogo, Atlético Goianiense, Athletico Paranaense, Juventude, Vasco da Gama e Internacional.
Marcelo Paz, CEO do Fortaleza e presidente da LFU, se disse disposto a negociar o retorno dos clubes ao game em entrevistas recentes. No entanto, procurado por PLACAR nesta terça-feira, 1º, Paz negou que um acordo esteja firmado oficialmente.
💣💣💣 #fc26
"The possibility of Brazilian clubs appearing in EA FC 26, the new edition of the old “Fifa”, scheduled for release in September 2025, also extends to the Brazilian men's and women's teams." pic.twitter.com/3aPOXoBWe5
— EA FC 26 leaks (@fc25leaks) July 1, 2025
Além do Brasileirão, a Liga MX (México) e o Campeonato Chileno também estariam preparando seu retorno ao Fifa. Os clubes mexicanos América, Monterrey, Tigres e Chivas Guadalajara, já teriam fechado parceria com a EA, desenvolvedora do game.
A última vez que os clubes brasileiros estiveram presentes integralmente no game foi no FIFA 16, de 2016. Atualmente, há um licenciamento parcial, apenas dos clubes que disputam a Libertadores e a Copa Sul-Americana (Atlético-MG, Athletico-PR, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras, América-MG, Botafogo, Bragantino, Fortaleza, Goiás, Santos e São Paulo).
Neste caso, porém. nomes e escudos dos clubes estão liberados, mas com atletas genéricos. O atacante fictício do Flamengo, por exemplo, se chama Oswaldinato.
A principal dificuldade para esse retorno é a Lei Pelé. Isso porque na legislação brasileira, a Lei nº 9.615/98 impacta diretamente na negociação de direito de imagens.
Nos países europeus, a negociação entre a desenvolvedora americana Electronic Arts e os clubes é feita pela liga local ou pela federação. Já no Brasil, onde a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda organiza o Brasileirão, a negociação teria que ser feita de forma individual com os clubes, requerendo mais tempo e maiores preços.
Essa situação já causou polêmicas e processos por uso indevido da imagem, levando à retirada e desistência de futuras negociações. Desde então, os fãs pedem o retorno da liga de forma completa.
O novo jogo está planejado para ser lançado em setembro de 2025.