Devaneio ou verdade? Bielsa é cotado como novo técnico do Santos
Nome do treinador argentino ganha força nas redes sociais, enquanto Peixe segue na procura por um comandante; ele já negociou com o clube em 2013
O nome de Marcelo Bielsa voltou a ganhar força nas redes sociais nesta sexta-feira, 21, ligado a um possível acerto com o Santos. Sem técnico há 12 dias, desde a saída de Lisca, o clube adota mistério após a negociação frustrada com Vanderlei Luxemburgo. Entre ironias de torcedores e comentários favoráveis, o assunto envolvendo o argentino cresce durante a semana entre os mais comentados do Twitter.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!
A informação repercutiu nos sites ge e Uol, que afirmou que o irmão do treinador, Rafael Bielsa, admitiu a investida e negociações em andamento com o clube brasileiro. Segundo as apurações, o Santos está disposto a investir para convencê-lo.
“A chance do Bielsa vir para o Santos é a mesma de eu ser convocado para a próxima Copa do Mundo”, ironizou um torcedor na última quarta-feira, 21. “Esqueçam Bielsa, gente. Isso é brincar com a inteligência e esperança do torcedor. Chega a ser vergonhoso”, completou outro.
“O Santos não acabou de desistir do Pellegrino por falta de dinheiro? Duvido que Bielsa seja mais barato”, acrescentou outro perfil, lembrando sobre o não avanço até o momento com o também técnico argentino, ex-Vélez Sarsfield.
A lembrança sobre a dificuldade financeira faz sentido uma vez que Bielsa recebia cerca de 9,5 milhões de euros anuais (pouco mais de 53 milhões na cotação da época), de acordo com a lista publicada pelo jornal inglês The Sun. O salário, portanto, era de R$ 4,4 milhões por mês.
Torcedores também cobram tentativas da diretoria a Jorge Sampaoli, venerado por torcedores pela passagem em 2019, mesmo sem a conquista de um título, além de outros nomes estrangeiros como Sebastián Beccacece, ex-integrante da comissão de Sampaoli. Ambos estão sem clube após deixarem Olympique de Marselha e Defensa y Justicia, respectivamente.
Bielsa está livre no mercado desde 27 de fevereiro, quando foi demitido pelo Leeds após sequência ruim no Campeonato Inglês. Apalavrado com o Athletic Bilbao, El Loco viu o acordo com o clube basco ruir nos últimos dias depois da derrota do candidato Iñaki Arechabaleta nas eleições – o novo presidente, Jon Uriarte, optou por Ernesto Valverde, ex-Barcelona.
Cotado recentemente nesta temporada por Flamengo, antes do acordo com Paulo Sousa, El Loco já foi especulado por Santos e São Paulo e não deu novas pistas sobre o destino para a próxima temporada após três anos e meio de futebol britânico.
Em entrevista à ESPN em junho de 2021, ele admitiu o desejo de dirigir um clube no Campeonato Brasileiro no futuro.
“Eu adoraria conhecer o Brasil participando do Campeonato Brasileiro. O futebol brasileiro sempre – para nós que amamos o futebol – foi um grande ponto de interrogação, porque vemos o melhor do futebol brasileiro, mas não vemos como formam. Afinal, o Brasil é um país imenso”, disse na ocasião.
“Tem um campeonato que é ‘maratônico’ [que exigem muitas viagens] – não me refiro aos estaduais, mas sim os nacionais – e sempre tive a fantasia do quão lindo seria conhecer todo o futebol brasileiro participando de alguma equipe e participar desse torneio onde é possível conhecer a essência do futebol brasileiro. Obviamente, cada dia me sobra menos tempo”, completou.
Torcedores do Santos, infelizes com os últimos trabalhos dos treinadores, sonham com a contratação do ex-treinador da seleção argentina. Lisca foi o terceiro trabalho encerrado na atual temporada. Anteriormente, Fabio Carille e Fabián Bustos passaram pelo comando técnico, mas também sem sucesso.
“Na época do Sampaoli ninguém acreditou que ele iria aceitar ser técnico do Santos. Será que viveremos isso com Bielsa?”, argumentou outro perfil no Twitter.
Em julho de 2013, o clube paulista chegou a abrir negociações com Bielsa – e quase conseguiu convencê-lo. De saída do Bilbao, dirigentes santistas conversaram pessoalmente com Bielsa, em Madri, e ouviram suas exigências.
Entre os curiosos pedidos, um grupo de apenas 24 jogadores no elenco – a maior parte deles jovens -, um quarto para fixar residência no CT Rei Pelé, tecnologia para que assistisse a todos os campeonatos possíveis e os vídeos de todos os jogos do Santos naquele ano e no ano anterior.
Também chegou a pedir relatórios de comportamentos e características de cada um dos jogadores, além das situações contratuais. A ideia, contudo, seria assumir somente em janeiro de 2014. Até lá, observaria in loco inúmeras partidas pelas três principais divisões do país para mapear reforços.
Em 32 anos de carreira, Bielsa conquistou poucos títulos: dois campeonatos argentinos, um da segunda divisão inglesa e o ouro olímpico em 2004, com a Argentina.
Entretanto, El Loco se tornou uma grande figura do futebol no século. Adepto de um estilo de jogo ofensivo, inspirou técnicos relevantes, como Pep Guardiola e muitos outros. A personalidade excêntrica – e por vezes esquentada – é outro ponto de sua imagem que está na história do esporte.
Assine o Amazon Prime e garanta 30 dias grátis de acesso ao Prime Video e outras vantagens