CBF demite Seneme e reestrutura a Comissão de Arbitragem
Cargo será ocupado por comitê consultivo permanente que inclui nomes como o argentino Nestor Pitana, o italiano Nicola Rizzoli e o brasileiro Sandro Meira Ricci
A CBF anunciou na tarde desta quinta-feira, 13, uma restruturação na Comissão de Arbitragem. A entidade demitiu o ex-árbitro Wilson Seneme da presidência do órgão e confirmou um comitê consultivo permanente de especialistas internacionais.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais. Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
A demissão de Wilson Seneme, no cargo de comandante da Comissão de Arbitragem desde 2022, foi anunciada em nota pela CBF. Mais tarde, o presidente da Confederação, Ednaldo Rodrigues, anunciou em coletiva a reestruturação que passará o órgão do futebol brasileiro.
O cargo de comandante da Comissão de Arbitragem será ocupada por um comitê consultivo permanente. Dentre os principais nomes estão o argentino Nestor Pitana e o italiano Nicola Rizzoli. Além dos dois estrangeiros, os ex-árbitros brasileiros Sandro Meira Ricci e Rodrigo Martins Cintra também lideram o comitê.
O comitê também contará com a presença de Luiz Flavio de Oliveira e Marcelo Van Gasse, recém aposentados, junto a Fabrício Soares Vilarinho, Luis Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida e Enzo Coelho.
“É um projeto que com certeza vai trazer frutos para a transparência, dentro e fora de campo da arbitragem nacional. Queremos avançar para que o futebol seja cada vez mais alegre, disciplinado e purificado”, disse o presidente Ednaldo Rodrigues
Na última temporada, o futebol brasileiro ficou marcado por inúmeras polêmicas de arbitragem e decisões questionáveis dos profissionais em campo. O próprio presidente da CBF revelou insatisfação ao longo de 2024, mas sempre garantiu a manutenção de Seneme no cargo.