Nike fora da seleção brasileira? Adidas pode ser nova distribuidora
Após 28 anos Nike pode deixar de ser a distribuidora de material esportivo da seleção brasileira, Adidas surge para tomar a posição
A seleção brasileira pode estar prestes a passar por uma grande mudança em seu uniforme. A partir de 2027, a Adidas pode substituir a Nike como fornecedora de materiais esportivos da equipe nacional. A informação foi divulgada pelo site Flashscore, destacado que a multinacional alemã ofereceu um valor significativo à CBF para estampar sua marca na camisa da Seleção.
Segundo fontes, a Adidas está disposta a pagar 100 milhões de dólares por ano, um montante que ultrapassa os 540 milhões de reais na cotação atual. Esse é o mesmo valor que a Nike paga às federações da Alemanha e da França em seus acordos recentes. A proposta da Adidas atende às expectativas da CBF, que deseja manter o nível de investimento feito pela Nike nos últimos anos.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
CBF pressiona a Nike em negociações
O cenário atual das negociações entre a Nike e a CBF é complexo. As duas partes ainda estão discutindo os termos de um novo acordo, mas a primeira proposta da Nike foi considerada insuficiente e rejeitada pela entidade brasileira.
Atualmente, a Nike tem prioridade nas negociações até o final de 2024, tempo em que a CBF pode ouvir ofertas de outras empresas concorrentes. A marca é a patrocinadora oficial da seleção brasileira desde 1996, e o contrato atual, assinado em 2007, permanece válido até o fim de 2026. Esse longo relacionamento tornou a marca extremamente familiar aos brasileiros. Atualmente, a Nike paga 35 milhões de dólares por temporada à CBF, valor considerado defasado pela diretoria da entidade.
Quais são os acordos da Nike com Alemanha e França?
A Federação Alemã de Futebol (DFB) encerrou uma parceria de mais de 70 anos com a Adidas em março de 2024. A decisão foi tomada após a DFB considerar a proposta da Adidas pouco competitiva em comparação com a da Nike.
A Nike começará a patrocinar a seleção alemã a partir de 2027, com um contrato válido até 2034. O valor do acordo também é de 100 milhões de dólares anuais. A empresa americana renovou recentemente seu contrato com a seleção francesa, que foii de 2026/27 para 2033/34, com os mesmos valores pagos à Alemanha.
Próximos jogos da seleção brasileira
A seleção brasileira retornará aos gramados na próxima Data FIFA, em outubro de 2024. As partidas são parte das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, enfrentando as duas piores seleções da competição até agora.
Os próximos jogos confirmados são:
- Chile x Brasil — 10 de outubro (local e horário a definir)
- Brasil x Peru — 15 de outubro — Estádio Mané Garrincha (horário a definir)
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.