Publicidade
Publicidade

Ronaldinho, Henry e mais: como será a Copa do Mundo de veteranos

EPG Cup será disputada na Inglaterra, com oito seleções campeãs do mundo e diversas estrelas acima de 35 anos em campo; saiba mais

O calendário de seleções de 2024 será agitado por Copa América, Eurocopa, Olimpíada de Paris… e até uma Copa do Mundo de veteranos. Segundo informações do diário britânico Daily Mail desta segunda-feira, 5, uma competição mundial com ex-atletas maiores de 35 anos será realizado na Inglaterra, no início de junho. Estrelas como Ronaldinho Gaúcho, Thierry Henry, Diego Forlán e Michael Owen devem disputar o torneio, que se chamará EPG Cup.

Publicidade

A competição seja disputada pelas oito seleções que já venceram a Copa do Mundo da Fifa (Brasil, Alemanha, Itália, Argentina, França, Uruguai, Espanha e Inglaterra). A Copa do Mundo será organizada pela Elite Players Group (EPG), um grupo de ex-jogadores e empresários esportivos de renome, e batizada de EPG Cup.

A Copa teria sete partidas realizadas durante uma semana em um mesmo estádio britânico. Ainda de acordo com o Daily Mail, estarão aptos a atuar apenas jogadores com 35 anos ou mais; que tenham sido convocados por seu país pelo seu país; e que tenham feito ao menos 100 jogos em uma liga de primeira divisão.

Publicidade

Os capitães de cada país são fundadores do EPG: Steve McManaman (Inglaterra), Esteban Cambiasso (Argentina), Emerson (Brasil), Christian Karembeu (França), Kevin Kuranyi (Alemanha), Marco Materazzi (Itália), Michel Salgado (Espanha) e Diego Lugano (Uruguai). As escalações provisórias contam com cinco ganhadores da Bola de Ouro : o inglês Michael Owen, o trio brasileiro Kaká, Ronaldinho e Rivaldo e o zagueiro Fabio Cannavaro da Itália.

Além de Emerson, Ronaldinho, Kaká e Rivaldo, o Brasil deve contar com Cafu e Roberto Carlos. Já a Argentina terá o atacante Hernán Crespo, ex-técnico do São Paulo, como sua esperança de gols.

Diferentemente do que ocorre em partidas de showbol, em quadras society, os jogos serão disputados em um campo oficial de futebol, com 11 atletas de cada lado, mas com 70 minutos, em vez de 90, e substituições ilimitadas e rotativas. O torneio terminará em 11 de junho, e será disputado entre a final da Liga dos Campeões, em 1º de junho, e a o início da Euro, dia 14.

Publicidade

A nova Copa do Mundo de veteranos faz lembrar a Copa Pelé, torneio criado no fim da década de 1980 pelo narrador Luciano do Valle, cuja primeira de suas seis edições (a última foi em 1995, já sob o nome de Copa do Mundo de Masters) contou com a participação do Rei do Futebol e terminou com título da Argentina, no Pacaembu.

Pelé, do Brasil, no jogo contra a Itália, na Copa Pelé de Futebol Seniores/ Nelson Coelho/PLACAR
Pelé, do Brasil, no jogo contra a Itália, na Copa Pelé de Futebol Seniores/ Nelson Coelho/PLACAR

Para fazer parte da nossa comunidade,  acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade