Garotos de Cotia são esperança de um São Paulo endividado e desfalcado
Ryan Francisco, Lucas Ferreira e Matheus Alves foram campeões da Copinha antes de brilharem pelo Tricolor no Brasileirão

Em 25 de janeiro de 2025, São Paulo comemorou seu 471º aniversário, o São Paulo Futebol Clube chegou aos 95 anos e o são-paulino soltou o grito de “é campeão”. Diante do rival Corinthians, o Tricolor conquistou a Copinha, coroando a campanha invicta.
Aquela manhã na Mercado Livre Arena Pacaembu ainda reverbera positivamente. A conquista, de virada para 3 a 2 após sair perdendo por 2 a 0, foi o marco de consolidação de uma geração que não só supre deficiências do elenco principal, mas também dá sinais de que assumirá protagonismo em um clube endivdado e desfalcado.
Segundo números divulgados pela própria diretoria, a dívida do clube aumentou em R$ 287 milhões em 2024, totalizando R$ 968,2 milhões. Os jovens são alternativas sem capacidade de contratação e ainda com Lucas Moura (dores no joelho direito), Oscar (lesão no músculo posterior da coxa esquerda) e Calleri (cirugia no joelho esquerdo).
Atualmente, entre os jogadores que compõem o elenco principal e são relacionados para partidas com frequência, cinco foram campeões da última Copinha. São eles o volante Negrucci, o meia Matheus Alves e os atacantes Lucas Ferreira, Lucca e Ryan Francisco.
Matheus assumiu a titularidade com a lesão de Oscar e tem correspondido. Ferreira, por sua vez, supriu a ausência de Lucas Moura pelo lado direito e foi decisivo contra o Libertad, pela Copa Libertadores, e Ryan, autor do gol frente ao Ceará, passou a receber mais chances com o desfalque de Calleri.
Portanto, de olho na possível grande influência dos jovens no decorrer da temporada, PLACAR elaborou um perfil dos garotos que podem salvar o ano do São Paulo. Confira:
Ryan Francisco
Destaque e artilheiro da Copinha, Ryan Francisco foi às redes dez vezes em oito jogos do torneio. Suspenso da final, foi decisivo na semifinal, com direito a dois pênaltis cobrados com cavadinha para virar contra o Criciúma.
Sua estreia como profissional ocorreu na última rodada do Brasileirão de 2024, por poucos minutos contra o Botafogo. Este ano, contudo, as chances efetivas para o goleador canhoto demoraram mais a chegar.
Centroavante de 1,75 m e perfil físico mais franzino, o garoto tem dois concorrentes prontos na posição: Calleri e André Silva. Por essa razão, entre o final da Copa São Paulo e a lesão do argentino, Ryan havia entrado em campo por apenas 78 minutos (além dos 70 contra o Botafogo de Ribeirão Preto, pelo Paulistão, dia 20 de janeiro).
Sem a possibilidade de ter Calleri, Luis Zubeldía utilizou a joia como titular, contra o Ceará, no último sábado, 26, no Castelão, pelo Brasileirão. O garoto foi decisivo para empatar a partida, marcando de cabeça, com bom posicionamento – uma de suas principais características, além da frieza e da boa finalização.
FICHA TÉCNICA
- Atacante
- 1,75m / canhoto
- 21/11/2006 (18 anos)
- Natural de São Paulo (SP)
- Chegou ao Tricolor em 2022
Números como profissional: 8 jogos (174 minutos) e 2 gols
Lucas Ferreira
Canhoto, veloz, forte e intenso. Esses predicados podem descrever com precisão o atacante de 19 anos que tem brilhado pelo Tricolor Paulista em 2024.
Titular absoluto da Copinha com três gols e duas assistências em nove jogos, o garoto estreou como profissional pelo Paulistão deste ano, contra o Botafogo de Ribeirão, em partida repleta de jovens, ainda durante a disputa do torneio de base. Quatro dias após a competição, voltou a aparecer no time principal, contra a Portuguesa.
Depois de ficar fora de grande parte dos jogos da reta final do estadual, chegou a “descer” para compor o time no Brasileirão sub-20. Suas chances no São Paulo principal ficaram mais frequentes neste Brasileirão, especialmente suprindo o espaço deixado pela lesão de Lucas Moura.
O garoto tem sido destaque do time pelo lado direito do ataque nos últimos jogos, com números positivos com e sem bola. Seu primeiro gol como profissional ocorreu contra o Libertad, em Assunção, pela Copa Libertadores.
FICHA TÉCNICA
- Atacante
- 1,80m / canhoto
- 28/04/2006 (18 anos)
- Natural de Campos dos Goytacazes (RJ)
- Chegou ao Tricolor em 2021
Números como profissional: 11 jogos (488 minutos) e 1 gol
Matheus Alves
O meia é um dos respiros ao ideal do “camisa 10 clássico”. Habilidoso, de drible fácil, com certo tom de positivo deboche nos toques e boa visão de jogo, Matheus Alves tem sido o articulador são-paulino.
Natural de São Vicente, no litoral paulista, fez sua infância no futsal do Santos e do Jabaquara. Esse passado nas quadras, inclusive, ajuda a explicar o constante uso das fintas curtas e da sola do pé para conduzir, pausar e orientar a bola.
Chegou ao São Paulo aos 11 anos e fez toda a sua formação no futebol de campo pelo Tricolor. Legítima Cria de Cotia, brilhou na Copinha de 2025, estreando como profissional também contra o Botafogo, em Ribeirão, dia 20 de janeiro.
Fez mais um jogo pelo Paulista, chegou a voltar para o sub-20 em uma ocasião isolada, e depois se consolidou no “elenco de cima”. Titular com a lesão de Oscar, anotou sua primeira assistência no clássico contra o Santos, vencido pelo São Paulo, no MorumBis.
FICHA TÉCNICA
- Meia
- 1,79m / destro
- 05/03/2005 (20 anos)
- Natural de São Vicente (SP)
- Chegou ao Tricolor em 2016
Números como profissional: 9 jogos (378 minutos) e 1 assistências
Lucca
O garoto de apenas 17 anos foi promovido recentemente aos profissionais. Veloz, habilidoso e de boa chegada partindo da esquerda, foi importante na conquista da Copa São Paulo deste ano e deve estrear em breve na equipe principal.
FICHA TÉCNICA
- Atacante
- 1,72m / destro
- 14/06/2007 (17 anos)
- Natural de São Paulo (SP)
- Chegou ao Tricolor em 2018
Números como profissional: ainda não estreou
Negrucci
O mais “velho” entre os garotos, Felipe Negrucci tem um caminho para se consolidar entre os profissionais. Formado em boa parte da carreira como primeiro volante (apesar de já ter atuado até como zagueiro), pode ser “receita caseira” para os problemas físicos de Pablo Maia e Luiz Gustavo.
Negrucci estreou pelo São Paulo principal na Copa Sul-Americana de 2023, diante do Tigre-ARG, no MorumBis. Este ano foi capitão no título da Copinha.
FICHA TÉCNICA
- Volante
- 1,80m / destro
- 04/05/2004 (21 anos)
- Natural de Limeira (SP)
- Chegou ao Tricolor em 2015
Números como profissional: 3 jogos (50 minutos)