País terá três representantes de 2018, um a mais do que em 2014
Três brasileiros participarão da edição de 2018 dos Jogos Paralímpicos de inverno em PyeongChang, na Coreia do Sul. Aline Rocha e Cristian Ribera no esqui cross-country e André Cintra no esqui alpino, na prova de snowboard. Essa é a segunda vez que brasileiros competem nos Jogos Paralímpicos de inverno. A primeira vez foi em 2014, nos Jogos de Sóchi, com dois representantes. Além de André Cintra, que volta este ano, o país teve Fernando Aranha, que não disputa neste ano. Conheça abaixo quem são os representantes de 2018.
A paranaense de 27 anos compete pela primeira vez nos Jogos de inverno. Sofreu um acidente de carro aos 15 anos e ficou sem movimento nas pernas. É competidora do esqui cross-country e conseguiu sua classificação em dezembro de 2017, ao completar as provas de sprint e 5 km abaixo do índice necessários para classificação. Porta-bandeira do Brasil nesta edição, competiu na Paralimpíada de verão, no Rio de Janeiro, em 2016, nas provas de 1.500 m, 5.000 m e maratona na classe T54 (cadeirantes).
Com apenas 15 anos, o rondoniense é o atleta mais jovem da equipe brasileira. Nasceu com artrogripose, doença congênita das articulações das extremidades. Como o Brasil tinha uma vaga masculina garantida no esqui cross-country, conseguiu ocupá-la por ter os melhores resultados brasileiros nas últimas competições. Além do esqui, é atleta de natação e atletismo.
Aos 38 anos, é o mais experiente da equipe brasileira, competindo nas provas de snowboard, no esqui alpino. Sofreu um acidente de moto aos 17 anos e precisou amputar a perna direita. Desde 2010 começou a praticar snowboard e foi o primeiro brasileiro classificado para uma edição de Jogos Paralímpicos de inverno, em 2014, para Sóchi. Ficou na 28ª colocação entre 33 competidores.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app