Em seu primeiro dia na prisão, Robinho passa a partir desta sexta-feira, 22, a ter conhecimento da sua rotina. O jogador, 40, chegou nas primeiras horas do dia à penitenciária de Tremembé II, no interior de São Paulo, para o cumprimento de nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo.

Robinho ficará em um primeiro momento, de uma a duas semanas, isolado em uma cela, para melhor adaptação à penitenciária. O jogador recebeu o seu kit (com uniforme, caneca, colher e material de higiênie pessoal), tirou foto para registro no sistema prisional e teve o cabelo cortado.

Esse período de adaptação é comum para todos e, a partir daí, é definido em qual pavilhão o detento irá ficar. Após os primeiros dias, Robinho passará a fazer parte dos dois banhos de sol diários com os demais detentos e ter a definição de qual pavilhão será integrado.

Por lá, as refeições são feitas dentro da cela, com direito a café da manhã, almoço e jantar. As visitas, somente as listadas pelo próprio detendo, são permitidas somente após os primeiros 30 dias da entrada em Tremembé.

Presos famosos em Tremembé

A penitenciária recebe desde sua criação, no final da década de 1990, presos de casos de grande repercussão nacional e, por isso, ganhou apelido de “Penitenciária dos Famosos”. Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos, Gil Rugai e Roger Abdelmassih são presos que estão ou já estiveram em Tremembé. Não é preciso precisar com qual dos presos ou em qual raio Robinho irá ficar.

Ex-secretário estadual da Administração Penitenciária no período de criação da Tremembé, Nagashi Furukawa desmistificou o senso comum que se tem entre o público geral ao redor do presídio.

Robinho prisão Santos - Guilherme Dionizio/EFE