Filme que conta a história da revista será exibido em salas de Brasília, Campinas, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo; saiba onde assistir
PLACAR narrou, e segue narrando, a história do futebol e da cultura do Brasil, em reportagens bombásticas, entrevistas saborosas e fotografias icônicas, publicadas em mais de 1500 edições desde 1970. Para além da paixão nacional pela bola, a política e os costumes dos brasileiros sempre marcaram presença em nossas páginas, mesmo nos anos de chumbo, como mostra o documentário Placar, a Revista Militante, que estreia nos cinemas na próxima quinta-feira, 14.
O filme distribuído pela Kajá Filmes será exibido em cinco cidades: Brasília, Campinas, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Clique aqui e confira a disponibilidade de ingressos.
Kinoplex Park Shopping – Brasília
Cinesystem Brasília – Brasília
Kinoplex Dom Pedro – Campinas
Cine Bancários – Porto Alegre
Kinoplex Tijuca – Rio de Janeiro
Kinoplex Rio Sul – Rio de Janeiro
Kinoplex Boulevard Rio – Rio de Janeiro
Kinoplex Nova América – Rio de Janeiro
Kinoplex Nova Iguaçu Top – Rio de Janeiro
Kinoplex Fashion Mall – Rio de Janeiro
Kinoplex Via Park – Rio de Janeiro
Kinoplex Itaim – São Paulo
Espaço Petrobras – São Paulo
Cinesystem Bourbon – São Paulo
Cinesystem Morumbi – São Paulo
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
“É um filme sobre futebol e jornalismo”, definiu o diretor-geral e idealizador do documentário, Ricardo Corrêa, na primeira exibição do filme, no Museu do Futebol, em dezembro passado.
Assim, Corrêa iniciou sua trajetória na Editora Abril como office boy, se consagrou como um dos maiores fotojornalistas do país e trabalhou na revista por mais de 20 anos. “A PLACAR não apenas narrou, foi protagonista, desafiadora, amou os craques, odiou cartolas, lutou pelo futebol, pela democracia, divertiu, denunciou, escandalizou”, definiu.
A direção do filme é de Sérgio Xavier Filho, ex-diretor de redação da revista, no início dos anos 2000. “Nossa intenção foi mostrar como o jornalismo pode e deve se engajar para denunciar o que está errado na sociedade”, diz Xavier Filho, atual comentarista da SporTV. “A PLACAR sempre foi assim e por isso nós a chamamos de ‘revista militante’, no melhor sentido da palavra.”
O documentário tem direção de conteúdo de Alfredo Ogawa, e direção e de fotografia de Alexandre Battibugli, que trabalha na PLACAR há 30 anos.
Ver essa foto no Instagram
Desse modo, o documentário traz entrevistas com jornalistas e craques que passaram pelas páginas da revista. Um dos momentos mais emocionantes é quando Casagrande, um dos expoentes da Democracia Corintiana, faz uma declaração de amor ao amigo Sócrates, ao rever uma foto de J.B Scalco, na final do Paulistão de 1982.
“Essa imagem é a coisa que mais me marca. Ela representa o maior carinho e amor que um homem pode ter por outro. Não sei quem pegou na mão de quem, só sei que queríamos levantar aquele troféu juntos. É muito bonito”, disse Casagrande, após a pré-estreia do filme, no Cinesesc, em São Paulo, na última terça, 12.
Casagrande e Sócrates, ídolos da Democracia Corintihiana – PLACAR
A Máfia da Loteria, o fim da Lei do Passe, o doping do ex-meia Mário Sérgio, então no Palmeiras, são alguns exemplos das polêmicas ou causas que tomaram as edições de PLACAR em cinco décadas.
Participam do filme nomes históricos da redação, como Celso Unzelte, Gian Oddi, Marcelo Duarte, Arnaldo Ribeiro, Martha Esteves, Paulo Vinícius Coelho, o PVC, Carlos Maranhão e Juca Kfouri, certamente o nome mais emblemático da revista. “Eu tratava a PLACAR com um dos meus filhos”, contou Kfouri após a pré-estreia.
História da revista PLACAR é tema de documentário inéditohttps://t.co/3PQkP3lZsc pic.twitter.com/yhWwG2JyXm
— PLACAR (@placar) December 13, 2024
Lendas do futebol como Zico e Falcão falaram da honra de terem recebidos Bolas de Prata e de Ouro de PLACAR. Da mesma forma, Pelé, como não poderia deixar de ser, é uma das atrações do documentário.
Em um dos trechos, o fotógrafo Ronaldo Kotscho, o Alemão, conta como conseguiu “driblar” o craque e convencê-lo a vestir uma camisa do Brasil com a mensagem Diretas Já.
Assim, o Rei finaliza o documentário com uma passagem hilária, em que erra diversas vezes um slogan da revista. Embora nos últimos anos de vida, Pelé esbanjou bom humor.
História de uma foto: o suor de Wladimir, pelas lentes do Alemão
Revista PLACAR: história, onde comprar e mais perguntas frequentes
Placar, a Revista Militante é um projeto independente de cinco anos que, a princípio, seria lançado em 2020, para comemorar o cinquentenário da publicação. No entanto, problemas de financiamento paralizaram a produção.
Assim, as gravações foram retomadas em 2022, ano em que a revista foi licenciada pela Editora Score, que iniciou um projeto de reformulação e expansão da marca, com ênfase nas plataformas digitais, sem abandonar a tradição do impresso.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app