Mundial de Clubes: árbitros vão usar câmeras corporais no torneio
Medida foi anunciada pelo italiano Pierluigi Colina, atual presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa; entenda

A Fifa anunciou nesta terça-feira, 8, uma novidade peculiar em relação aos árbitros que irão trabalhar no Mundial de Clubes: a utilização de câmeras corporais. Segundo o italiano Pierluigi Colina, presidente do Comitê de Arbitragem da entidade, as imagens servirão para dar dinamismo às transmissões e treinarão novos juízes. O torneio que ocorrerá nos Estados Unidos será disputado entre 14 de junho e 13 de julho.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
“Essa é uma boa oportunidade para oferecer ao público imagens tomadas desde uma nova perspectiva e de novos ângulos de visão”, iniciou dizendo.
“(As câmeras) Também têm uma finalidade de formação para os árbitros. Ter a possibilidade de analisar o que o árbitro vê em campo é importante para avaliar o processo de tomada de decisão e qual era sua perspectiva no momento. Será também uma nova experiência para as emissoras de televisão, além de nos servir para formar os árbitros”, completou Colina.
A medida será em formato experimental, mas conta com a chancela da Ifab (International Football Association Board), responsável pela implementação de novas regras no futebol internacional.
O novo Mundial da Fifa também contará com uma regra que tenta evitar a cera dos goleiros, que tem até oito segundos para repor a bola em jogo ou terá um escanteio marcado contra a sua equipe. A regra já está sendo implementada no Brasileirão.
Ao todo, 32 equipes participam desta edição, sendo Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras os representantes do Brasil. No último dia 26 de março, a entidade divulgou as premiações que serão distribuídas ao longo da competição.
Só por participação, os quatro times brasileiros já assegram cerca de R$ 87 milhões, mas os valores podem subir consideravalmente em caso de vitórias, empates e avanços de fase.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.