Publicidade
Publicidade

Mudanças nas regras do futebol passam a valer nesta segunda

Sem a aprovação do polêmico cartão azul, novas medidas aprovadas pela International Board passam a valer no futebol profissional

Começam a valer, nesta segunda-feira, 1º de julho, cinco novas regras para o futebol mundial, aprovadas em março pela International Board (IFAB). A mais relevante é a substituição extra por concussão (forte batida de cabeça), que já é válida em alguns campeonatos pelo mundo, incluindo o Brasileirão.

Publicidade

Acompanhe pelo WhatsApp as principais notícias de PLACAR clicando aqui

Dentre as sugestões mais controversas, o cartão azul, que representaria a expulsão de um atleta por apenas 10 minutos, não foi aprovada.

As competições que começaram antes do dia 1º de julho poderiam optar por adotar as novas medidas. No entanto, todas as cinco mudanças serão obrigatórias a partir da próxima edição dos campeonatos.

Publicidade
Caneleira ainda é obrigatória - EPA/LINDSEY PARNABY
Caneleira ainda é obrigatória – EPA/LINDSEY PARNABY

Quais são as novas regras do futebol em 2024

  • A regra de substituição extra por concussão (batida forte na cabeça) já está sendo utilizada em alguns campeonatos ao redor do planeta. Dentre eles, a Eurocopa, Copa América e Brasileirão. A partir desta segunda, a regra é permanente e cada campeonato terá a liberdade de escolher se terá ou não a troca.
  • Além disso, algo que já é muito comum passa a ser obrigatório. Cada equipe deverá entrar em campo com um capitão destacado pela braçadeira de capitão.
  • Muito polêmicas entre os jogadores, as caneleiras seguirão sendo parte obrigatória do uniforme dos atletas. No entanto, a partir de agora os próprios jogadores poderão escolher o tamanho e a adequação do seu material.
  • As ações faltosas de toque de mão deverão ser marcadas com o mesmo rigor dentro e fora da área.
  • Para cobranças de pênalti, a bola deve estar centralizada ou ao menos encostar uma de suas partes na marca penal. A invasão de jogadores só deve ser marcada se interferir diretamente no jogo.
Jogador da Hungria é atendido após concussão cerebral na Euro - EFE/EPA/MOHAMED MESSARA
Jogador da Hungria é atendido após concussão cerebral na Euro – EFE/EPA/MOHAMED MESSARA

Regras em testes

Algumas outras medidas estão sendo ainda estudadas pelo IFAB. Dentre elas, a medida de que apenas o capitão possa argumentar com o juiz já está sendo utilizada na Eurocopa 2024. Caso outro atleta da equipe fale com a arbitragem, poderá ser punido com o cartão amarelo.

Outras regras que estão sendo testadas, principalmente em divisões inferiores do futebol mundial, são o aumento de seis para oito segundos de posse de bola na mão do goleiro e pausas que permitam o árbitro mandar jogador para suas áreas de pênalti.

Mais uma vez, o cartão azul ficou de fora das mudanças no livro de regras do futebol. O jogador que recebesse a punição, deveria ficar de fora por 10 minutos da partida. Caso o atleta recebesse dois cartões azuis, ou um azul e um amarelo, seria expulso da partida.

Publicidade

Apesar de não ter sido uma das medidas que foram alteradas, a IFAB seguirá estudando uma forma de inserir o cartão azul na partida de futebol.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade