Inter Miami, de Messi, é eliminado e está fora do Mundial de 2025
Equipe da Flórida foi superada pelo Monterrey nas quartas de final da Concachampions; entenda quem ainda tem chances no novo torneio da Fifa
O Inter Miami, de Lionel Messi, não estará no novo Mundial de Clubes que será disputado pela primeira vez em 2025. Na noite de quinta-feira, 10, a equipe americana perdeu por 3 a 1 para o Monterrey no decisivo confronto das quartas de final da Concacaf Champions Cup, a Concachampions.
A competição era a derradeira chance do time que também conta com o uruguaio Luis Suárez, além dos espanhóis Jordi Alba e Sergio Busquets, assegurar vaga no torneio da Fifa.
Derrotado na última semana por 2 a 1 na Flórida, sem Messi, nem mesmo o retorno do craque argentino em Guadalupe ajudou. A equipe foi facilmente superada pelos rivais que marcaram com Brandon Vázquez, Germán Berterame e Jesús Gallardo. Diego Gómez descontou para os visitantes no fim. O jogo ainda teve a expulsão de Alba aos 33 minutos da etapa final.
O Mundial de Clubes de 2025 será a primeira edição do remodelado torneio da Fifa, que será disputado entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. Ao todo, 21 equipes já estão confirmadas – Palmeiras, Flamengo e Fluminense são os representantes brasileiros -. Outras 11 vagas seguem em aberto e serão preenchidas ao final desta temporada.
São mais de 30 equipes ao redor do mundo ainda com chances de classificação. Os times brasileiros Atlético Mineiro, Botafogo, Grêmio e São Paulo são os únicos que ainda podem participar do novo torneio. Para isso, a único forma é ganhando a Copa Libertadores.
Caso o campeão já tenha assegurado a vaga em outras edições (caso de Palmeiras, Flamengo e Fluminense), abre-se uma nova vaga via ranking.
CONMEBOL (América do Sul)
- Palmeiras – campeão da Libertadores 2021
- Flamengo – campeão da Libertadores 2022
- Fluminense – campeão da Libertadores 2023
- +1 vaga para o campeão de 2024
- +2 vagas via ranking
Atualmente, Boca Juniors, River Plate e Olimpia estão se classificando via ranking. No entanto, Boca e Olimpia não jogam a atual edição da Libertadores e podem ser ultrapassados. Os mais próximos na pontuação são: Nacional (Uruguai), Independiente del Valle (Equador) e Barcelona de Guayaquil (Equador), seguidos por Cerro Porteño (Paraguai), Estudiantes (Argentina) e Libertad (Paraguai).
UEFA (Europa)
- Chelsea – campeão da Champions 2020/21
- Real Madrid – campeão da Champions 2021/22
- Manchester City – campeão da Champions 2022/23
- Bayern de Munique – via ranking
- Paris Saint-Germain – via ranking
- Inter de Milão – via ranking
- Borussia Dortmund – via ranking
- Porto – via ranking
- Benfica – via ranking
- Juventus – via ranking
- +1 vaga para o campeão de 2023/24
- +1 vaga via ranking
A lógica aplicada na Europa é a mesma da América do Sul. Se uma equipe já classificada vier a ser campeã, então abre uma nova vaga no ranking com limitações por país. O melhor colocado fora de Inglaterra, Espanha, Portugal, Itália e Alemanha é o austríaco RB Salzburg, que só perde a vaga se o Arsenal for campeão.
Atualmente, Atlético de Madri e Barcelona disputam a última vaga via ranking, com vantagem para os colchoneros, com maior pontuação. As duas equipes estão nas quartas de final da Champions.
CONCACAF (América Central e do Norte)
- Monterrey – campeão 2021
- Seattle Sounders – campeão 2022
- León – campeão 2023
- +1 vaga para o campeão de 2024
A Concachampions está nas semifinais, com quatro equipes disputando o título e três disputando a classificação para o Mundial. São elas: Pachuca, Monterrey, América e Columbus Crew. O campeão leva a vaga.
Caso o campeão seja o Monterrey, já classificado ao Mundial e que também segue na competição continental, então abrirá uma nova vaga via ranking que poderá ser do Philadelphia Union (Estados Unidos). América e Tigres também podem alcançar a equipe estadunidense na pontuação.
CAF (África)
- Al Ahly – campeão 2020/21 e 2022/23
- Wydad Casablanca – campeão 2021/22
- +1 vaga para o campeão de 2024
- +1 vaga via ranking
- A vaga via ranking foi aberta porque o Al Ahly ganhou duas edições da Champions da África. A equipe do Egito, inclusive, segue viva na atual edição do
- torneio e, se for campeã outra vez, poderá abrir uma outra vaga.
Estão disputando o título e vaga: Mamelodi Sundowns (África do Sul), Espérance (Tunísia), Atlético Petróleos (Angola), Simba (Tanzânia), Mazembe (Congo DR) e ASEC Mimosas (Costa do Marfim). As duas primeiras equipes são as melhores colocadas via ranking, atualmente.
AFC (Ásia)
- Al-Hilal – campeão 2021
- Urawa Red Diamonds – campeão 2022
- +1 vaga para o campeão 2024
- +1 vaga via ranking
Na semifinal da Champions, três equipes ainda podem ser campeãs e ficar com a vaga: Ulsan Hyundai (Coréia do Sul), Yokohama Marinos (Japão) e Al Ain (Emirados Árabes). A quarta equipe que disputa o título é o Al Hilal, já classificado. Caso o time saudita seja campeão, abriria uma nova vaga via ranking, que atualmente ficaria com Jeonbuk Motors (Coréia do Sul).
OFC (Oceania)
- Auckland City – via ranking