Galeno escolhe defender o Brasil e fica fora da lista de Portugal
'Os jogadores precisam querer jogar pela seleção, ter uma vontade que sai do coração', disse o técnico Roberto Martínez, que revelou que planejava convocar o atacante do Porto
A seleção portuguesa divulgou nesta sexta-feira, 15, a convocação para a próxima data Fifa. Convocado por Dorival Júnior para a seleção brasileira, o atacante Galeno ficou de fora da lista final de Roberto Martínez. O treinador disse que respeito o desejo do jogador de atuar pelo país onde nasceu.
“Os jogadores precisam querer jogar pela seleção, ter uma vontade que sai do coração. É importante o processo. Acompanhamos o Galeno durante o último ano e esse é o nosso trabalho, mas agora precisamos respeitá-lo. Falei com ele e ele gostaria de jogar pelo Brasil, queremos respeitar isso. Desejo o melhor para ele, precisamos de jogadores que tenham no coração”, disse o treinador da seleção portuguesa.
Assim, o destaque do Porto segue na lista do Brasil, ocupando o lugar do lesionado Gabriel Martinelli. Autor de 13 gols, Galeno o vice-artilheiro da equipe nesta temporada atrás apenas do também brasileiro Evanilson. Além disso, anotou 11 assistências, segundo dados do Sofascore.
Sérgio Conceição, treinador de Galeno no Dragão, admitiu que Martínez o buscou para tentar sensibilizar o atleta. “Falei com o treinador da seleção portuguesa há uns meses. Foi pedido por ele para sensibilizar o Galeno para escolher Portugal e eu contei ao jogador essa conversa. Disse-lhe o que o treinador tinha dito e dei a minha opinião sobre o que ele podia fazer. Jogando no campeonato português tinha mais hipóteses de ser chamado à seleção portuguesa. Passaram várias convocações, nunca foi chamado, e agora foi chamado à seleção do Brasil.”
Portugal enfrenta a Suécia, dia 21 de março, em casa, e a Eslovênia, dia 26, como visitante. Apesar de não ter o brasileiro em sua lista, Martínez pôde contar com nomes de destaque mundial, como Cristiano Ronaldo, do Al-Nassr, e Bernardo Silva, do Manchester City.
Pelo Brasil, Galeno enfrentará a Inglaterra, dia 23, em Londres; e a Espanha, três dias depois, em Madri.
Confira os convocados para a seleção portuguesa:
Goleiros: Diogo Costa (Porto), José Sá (Wolverhampton) e Rui Patrício (Roma)
Defensores: João Cancelo (Barcelona), Nélson Semedo (Wolverhampton), João Mário (Porto), Diogo Dalot (Manchester United), Raphael Guerreiro (Bayern de Munique), Nuno Mendes (PSG), Diogo Leite (Union Berlin), Pepe (Porto), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting), Toti Gomes (Wolverhampton) e Danilo Pereira (PSG)
Meio-campistas: João Palhinha (Fulham), Rúben Neves (Al-Hilal), João Neves (Benfica), Bruno Fernandes (Manchester United), Otávio (Al-Nassr), Vitinha (PSG), Matheus Nunes (Manchester City) e Bernardo Silva (Manchester City)
Atacantes: Francisco Conceição (Porto), Jota Silva (Vitória de Guimarães), Francisco Trincão (Sporting), Bruma (Braga), Rafael Leão (Milan), João Félix (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Al-Nassr) e Gonçalo Ramos (PSG)