Publicidade
Publicidade

Quem é Galeno, destaque do Porto convocado por Dorival

Atacante maranhense de 26 anos tem dupla nacionalidade e, segundo imprensa local, ainda pode preferir defender a seleção portuguesa

A primeira lista de Dorival Júnior à frente da seleção brasileira já contou com uma grande novidade. Após a lesão de Gabriel Martinelli, do Arsenal, o treinador convocou Wanderson Galeno, do Porto. Aos 26 anos, o atacante do Dragão é mais um daqueles destaques na Europa pouco conhecidos no Brasil.

Publicidade

Há, no entanto, uma preocupação na CBF. Por ter dupla nacionalidade, Galeno ainda pode receber uma chance na seleção portuguesa. Segundo o jornal A Bola, o atleta aguardará a lista de Roberto Martínez para decidir por qual equipe servirá.

Titular absoluto do Porto, o brasileiro é muito utilizado pela ponta esquerda. Nesta temporada, é o vice-artilheiro da equipe, com 13 gols, atrás apenas do também brasileiro Evanilson. Além disso, Galeno anotou 11 assistências, segundo dados do Sofascore.

Publicidade

Nascido em Barra da Corda, no Maranhão, Galeno começou nas categorias de base do Trindade, time de Goiás, em 2013. Três anos depois, surgiu como titular do clube e se destacou ao marcar cinco gols em dez jogos.

O jogador foi vendido ao Grêmio Anápolis e logo negociado com ao futebol português por empréstimo. Ele impressionou pelo Porto B e, em 2017, assinou em definitivo com os Dragões até 2022, com multa rescisória de 40 milhões de euros (R$ 148 milhões).

Nos anos seguintes, foi emprestado ao Portimonense, Rio Ave e Braga. Em 2022, retornou ao Porto e conquistou seu espaço no time titular tendo servido nove assistências e anotado 15 gols, incluindo dois pela Champions.

Publicidade

“Galeno é um jogador que pode jogar a titular ou entrar durante o jogo. Pelas suas características podem pensar que é arma secreta, porque é extremamente veloz e pode entrar numa altura em que os adversários estão mais esticados no campo… Tem feito um percurso excelente, tem evoluído e nós estamos aqui para isso, para que os jogadores continuem a evoluir”, disse o técnico Sérgio Conceição à época.

Publicidade