Publicidade
Publicidade

Flamengo: Dois hinos, mais de 150 canções

Conheça a história do hino do Flamengo

O mais cantado do Brasil e do mundo. Eis outro título do qual pode se orgulhar o Flamengo, que neste mês completa 120 anos de fundação (como clube de regatas, pois o futebol só começaria a ser praticado em 1912). No livro Futebol no País da Música (Panda Books, 2009), Beto Xavier a rma: “Nenhum time brasileiro, e do mundo, foi tão cantado e idolatrado como o Flamengo, em gêneros que passam pelo choro, foxtrote, marcha, baião, rock, samba e samba-enredo”. O  mesmo autor contabiliza “mais de 150 gravações que contam os feitos, os títulos, as torcidas e até as tristezas rubro-negras”. Entre elas, há verdadeiros clássicos da própria Música Popular Brasileira, como “Fio Maravilha” e “Camisa 10 da Gávea”, ambas compostas pelo rubro-negro Jorge Ben Jor, para homenagear o atacante Fio, em 1972, e o ídolo maior Zico, em 1976.

Publicidade

Já os hinos do clube são dois: o oficial, composto em 1919 por Paulo Magalhães, goleiro do time reserva de futebol; e o não oficial, a Marcha do Flamengo, que o autor de marchinhas carnavalescas Lamartine Babo registrou em 1950, junto com as dos outros dez clubes que à época disputavam o Campeonato Carioca: América, Bangu, Bonsucesso, Botafogo, Canto do Rio, Fluminense, Madureira, Olaria, São Cristóvão e Vasco.

O Hymno Rubro-Negro, como informa a capa da partitura reproduzida ao lado, foi executado pela primeira vez há 95 anos, pelos próprios atletas e sob a regência do autor, no antigo campo da Rua Paissandu, durante a festa do 25º aniversário do clube. Sua primeira gravação, no entanto, é de 1932, na voz de Castro Barbosa, responsável também pelo maior sucesso do Carnaval daquele ano, Teu Cabelo Não Nega, de Lamartine Babo e Pixinguinha.

Publicidade

Já a Marcha do Flamengo tornou-se, na prática, o hino do clube. Gravado também com os nomes de Hino do Flamengo, pelo cantor Gilberto Alves, e Sempre Flamengo, pelo conjuntoQuatro Ases e Um Coringa, é até hoje o mais cantado e conhecido pela torcida.

Hymno Rubro-Negro(Paulo Magalhães, 1919)

Flamengo! Flamengo!Tua glória é lutar!Flamengo! Flamengo!Campeão de terra e mar! (bis)

Continua após a publicidade

Saudemos todosCom muito ardorO pavilhão do nosso amorPreto e encarnadoIdolatradoDos mil campeões,Do vencedor!

Flamengo! Flamengo!Tua glória é lutar!Flamengo! Flamengo!Campeão de terra e mar! (bis)

Lutemos sempre com valor in ndoArdentemente, com denodo e féQue o seu futuro inda será mais lindoQue o seu presente que tão lindo é

Flamengo! Flamengo!Tua glória é lutar!Flamengo! Flamengo!Campeão de terra e mar! (bis)

Marcha do Flamengo(Lamartine Babo, 1950)

Uma vez Flamengo,sempre Flamengo!Flamengo sempre eu hei de serÉ o meu maior prazer vê-lo brilharSeja na terra, seja no marVencer, vencer, vencerUma vez Flamengo,Flamengo até morrerNa regata ele me mataMe maltrata, me arrebataQue emoção no coração…Consagrado, no gramado,Sempre amado, o mais cotadoNos Fla-Flus é o ai-Jesus…Eu teria um desgosto profundoSe faltasse o Flamengo no mundoEle vibra, ele é fibra,Muita libra já pesouFlamengo até morrer eu sou!

Publicidade
Continua após a publicidade

Publicidade