Publicidade
Publicidade

Destaque no título do São Paulo, Moreira se divide por Brasil e Portugal

De volta após lesão, lateral de 19 anos se destacou em clássicos contra Corinthians e Palmeiras, e já foi convocado por duas seleções; comissão de Dorival não teme concorrência

Os dias são de plena felicidade no São Paulo. A semana que começou com o fim do tabu diante do Corinthians em Itaquera terminou com o título da Supercopa do Brasil diante do Palmeiras. Em ambos os jogos, um garoto se destacou: João Moreira, lateral-direito de 19 anos, que já atrai interesses de duas seleções: a do Brasil e a de Portugal.

Publicidade

Neto de uma portuguesa, o defensor nasceu na capital paulista. mas a proximidade da família com o país europeu fez com que sua primeira vez defendendo uma equipe nacional fosse do lado luso. Em 2021, Moreira foi convocado para amistosos com a seleção portuguesa, o que se repetiu em 2022.

O jovem, porém, também está no radar da seleção brasileira e já apareceu em listas das categorias de base. Em outubro, foi chamado para defender o Brasil no Pan-Americano, mas uma lesão na coxa direita o tirou da competição. Curiosamente, o jogador postou mensagens semelhantes, ressaltando o “prazer” de vestir a “camisola” lusitana e a camisa amarelinha.

Publicidade

A questão física, inclusive, vem sendo um empecilho para a cria de Cotia, que chegou ao São Paulo com 12 anos e sempre foi tratado como um dos jovens mais promissores da base. Em 2022, ele precisou passar por cirurgia no joelho esquerdo, e passou boa parte de 2023 sofrendo com problemas musculares.

De volta, vem conquistando espaço recentemente, em especial pelo quadro físico dos concorrentes. Neste ano, foi a campo três vezes, sendo duas delas em jogos importantes. Contra o Corinthians, entrou após o intervalo e manteve o nível de segurança, e contra o Palmeiras substituiu Rafinha já na etapa final e terminou o jogo com mais um bom desempenho. Ele foi decisivo ao cortar uma bola que chegaria em Rony, praticamente sob a meta tricolor.

Por ser de uma posição considerada carente no futebol brasileiro (Danilo, Emerson Royal e Yan Couto têm sido convocados pela seleção principal) se mantiver o nível, Moreira pode começar a ser observado já pela seleção adulta.

Publicidade

Dorival Júnior, seu ex-treinador no São Paulo, esteve no Mineirão acompanhando a partida. No entanto, PLACAR apurou junto à comissão técnica da CBF que ainda é prematuro pensar em convocação é que a concorrência portuguesa não é um fator a ser considerado no momento. Ao longo dos últimos anos, o Brasil “perdeu” atletas de renome naturalizados, como Thiago Alcântara e Diego Costa (Espanha), Deco e Pepe (Portugal), Jorginho (Itália), entre outros.

Moreira recebeu elogios do titular da posição, o veterano Rafinha, de 38 anos. “O Moreirinha entrou muito bem e esse ano nosso time tem boas trocas, quase dois times do mesmo nível. Fico feliz que quem entra dá conta do recado, independente da situação”, afirmou, no Mineirão.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade