Publicidade
Publicidade

Cléber Xavier deixa parceria com Tite para virar treinador

Antes de anunciar nova fase, auxiliar trabalhou por 24 anos com o ex-técnico da seleção brasileira e do Flamengo

Conhecido auxiliar de Tite, Cléber Xavier anunciou nesta sexta-feira, 18, que deixou a parceria com o treinador para seguir o seu próprio caminho como técnico. Os dois trabalharam juntos por 24 anos, com as últimas passagens na seleção brasileira e no Flamengo.

Publicidade

Em postagem nas redes sociais, Xavier fez questão de dizer que vinha amadurecendo a decisão há tempos e continua amigo do treinador. “Estou promovendo uma mudança na minha carreira e deixo o cargo de assistente técnico do meu amigo Tite para buscar consolidar-me como treinador de futebol”, escreveu o agora treinador.

A parceria entre Tite e Cléber Xavier se consolidou em clubes e na seleção brasileira, onde estiveram juntos em duas Copas do Mundo (2018 e 2022). Em ambas as edições, o Brasil foi eliminado nas quartas de final, para a Bélgica e para a Croácia, respectivamente.

Publicidade

Durante a passagem, no entanto, foi peça de uma comissão técnica que deixou o comando com alto número de aproveitamento. Ao todo, foram 81 jogos, com 60 vitórias, 15 empates e seis derrotas.

Além da passagem pela seleção, Cléber acompanhou Tite em trabalhos em clubes como Grêmio, Internacional, Palmeiras, Corinthians, Atlético Mineiro, São Caetano. Durante as passagens do técnico no exterior, no Al Ain e Al Wahda, nos Emirados Árabes, ele também ocupava o cargo.

Recentemente, contudo, Cléber Xavier passou a ser figura frequente nas coletivas de imprensa. No Flamengo, Matheus Bachi, filho de Tite e também auxiliar técnico, assumiu maior protagonismo na ausência do treinador.

Publicidade
Publicidade