Ataque sofrido pelo Fortaleza gera manifestações de cobranças e desculpas; confira
Clubes e atletas se posicionam contra episódio de violência, CBF cobra medidas do STJD e até torcida única entra em pauta; delegação desembarcou com feridos nesta quinta-feira
A delegação do Fortaleza desembarcou nesta quinta-feira, 22, na capital cearense após viver uma noite de pesadelos em Recife e ser atacada por torcedores do Sport. Ao todo, seis jogadores ficaram feridos. Os presidentes das duas equipes, assim como autoridades do futebol, se manifestaram sobre o episódio de violência. A CBF emitiu nota oficial e cobrou “medidas pertinentes” do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
Confira detalhes sobre o episódio de violência que deixou atletas do Fortaleza feridos
O goleiro João Ricardo e o volante Lucas Sasha aparecerem no aeroporto com curativos, enquanto Dudu teve braços e perna enfaixadas. Já Escobar sofreu um trauma cranioencefálico e se manifestou nas redes sociais: “Felizmente não tive uma tragédia, aqui com 13 pontos no rosto, mais algumas manchas. Leão, logo voltarei a lutar. O resto ficará a cargo da Justiça ou dos responsáveis. Isso não funciona no futebol, somos seres humanos trabalhadores como todos, temos família e filhos que nos esperam em casa também”.
Nossa delegação desembarcou em Fortaleza nesta manhã.
Os atletas vão seguir sendo monitorados e cuidados pelo Departamento Médico do Clube.
📸 Mateus Lotif/FEC#FortalezaEC pic.twitter.com/Penk3epmYX
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) February 22, 2024
A atualização de cada atleta foi informado pelo próprio CEO do clube, Marcelo Paz. Além dos três, Titi, Brítez e Dudu também sofreram machucados decorrente do atentado. O dirigente do Tricolor também defendeu que o clube só volte a jogar após punição aos responsáveis.
Presidente do Sport, Yuri Romão também se manifestou: “A gente não pode viver nesse clima de terror. Isso não é esporte, não é futebol… Esse extracampo, essa selvageria, acho que a palavra mais adequada para esse ato é selvageria, pune a grande maioria das torcidas. Eu não consigo entender o porquê disso”.
“Por um vídeo que nós estávamos vendo, eu e Marcelo Paz, notadamente a gente chega à conclusão de que foi algo pensado… Isso precisa dar um basta. O poder público, junto com os presidentes de clubes, com as federações, com a CBF, precisa dar um basta nisso. Hoje foi com o Fortaleza, amanhã pode ser com o Sport, depois com a delegação do Fluminense ou de qualquer outro clube”, concluiu.
A CBF lamentou o episódio em nota oficial e “confia no trabalho da polícia e autoridades competentes” para que os atos sejam punidos. A entidade também cobrou “medidas pertinentes” do STJD.
Enquanto isso, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol se posiciona a favor da torcida única em todo o país: “Eu sou a favor de torcida única e não apenas nos jogos daqui, mas em todos os jogos no Brasil, pelo menos por um ano. Para servir de alerta e modelo para fazer com que o torcedor de bem consiga se impor perante esses marginais que são uma minoria”.
Confira as principais manifestações sobre o episódio de violência:
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vem a público lamentar mais um episódio de violência ligado diretamente a uma partida de futebol, em um jogo entre Fortaleza e Sport de Recife pela Copa do Nordeste, ocorrido na noite desta quarta-feira (21), na Arena de Pernambuco.
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) February 22, 2024
Até quando isso vai acontecer? Saímos de casa sem saber se voltaremos.. Algo precisa ser feito com urgência! Seres humanos trabalhadores, pais de famílias ali dentro.. quando isso vai acabar? Desejo melhoras e muita força aos meus companheiros ❤️💙
— Lucas Crispim (@crispimlucas94) February 22, 2024
Até quando?
🎥 Crisneive Silveira/SVM pic.twitter.com/dEOwYP0BR9
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) February 22, 2024
O Sport Club do Recife repudia veementemente os atos de violência praticados contra o ônibus da delegação do Fortaleza Esporte Clube na saída da Arena de Pernambuco após a partida desta quarta-feira.
Os absurdos atos de violência não condizem com a real conduta e comportamento… pic.twitter.com/pUH8mdgZJk
— Sport Club do Recife (@sportrecife) February 22, 2024
Pronunciamento oficial do presidente do Sport Club do Recife, Yuri Romão, sobre os ocorridos depois da partida diante do Fortaleza. pic.twitter.com/kOuUO7NakX
— Sport Club do Recife (@sportrecife) February 22, 2024