Times brasileiros podem se encontrar em eventual semifinal da competição que acontece nos Estados Unidos
O Mundial de Clubes é também um encontro oficial de Palmeiras e Fluminense com a Fifa. Ainda assim, os campeões da Copa Rio de 1951 e 1952 preferiram deixar a validação que esperam dos seus títulos e não cobraram a entidade máxima do futebol pelo reconhecimento.
Curiosamente, Palmeiras e Fluminense sobraram como os dois únicos representantes brasileiros nas quartas de final do Mundial que está sendo disputado nos Estados Unidos — Botafogo e Flamengo acabaram eliminados nas oitavas. Palmeiras e Fluminense entram em campo nesta sexta-feira, 4, contra Chelsea e Al Hilal respectivamente.
Ver essa foto no Instagram
A avaliação, ao que foi possível apurar nos bastidores, é diferente entre palmeirenses e tricolores. O Palmeiras, campeão em 1951, por muito tempo brigou para ser reconhecido o primeiro campeão mundial. Em 2007 e em 2014, chegou a obter documentos da Fifa, atendendo a um pedido da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para reconhecer o título.
A história avançou e recuou algumas outras tantas vezes e, no momento, a Fifa entende que os campeões mundiais são os Intercontinentais (São Paulo, Santos, Flamengo, Grêmio para citar os brasileiros), o de 2000 (Corinthians) e os de 2005 em diante (São Paulo, Internacional e Corinthians).
O Fluminense campeão da Copa Rio de 1952
O caso do Fluminense é parecido com o do Palmeiras, mas a abordagem do clube com a Fifa foi diferente. O Tricolor também chegou a esperar uma explicação sobre o motivo pelo qual o título foi reconhecido durante um momento e agora não faz mais parte da lista da entidade. Na competição nos EUA, o foco está em avançar de fase no Mundial e o assunto não foi abordado diretamente com o presidente Gianni Infantino por exemplo.
Infantino, inclusive, sempre desconversou sobre a polêmica que tem maior peso no Brasil. O Urawa Red Diamonds, do Japão, que venceu a Copa Suruga em 2017, não cobra esse título mundial.
O Mundial de Clubes naturalmente já recriaria essa discussão. Uma empresa terceirizada pela Fifa, responsável por realizar um material de apoio aos jornalistas, usou a nomenclatura “Inter-Confederation Cup” para os títulos do Flamengo, do Palmeiras e do Fluminense, sendo que os dois últimos foram campeões da Copa Rio. A repercussão do caso gerou mal-estar na Fifa e foi retirado do ar.
Fluminense e Palmeiras podem ainda se encontrar na semifinal da competição. Caso as duas equipes vençam os seus confrontos, o próximo duelo será na terça, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital.