Através de recurso, Vitesse vai poder disputar a 2ª divisão nacional após ter sido rebaixada pela federação ao nível amador
O Vitesse recuperou sua licença profissional e vai poder voltar a competir nas principais divisões de futebol da Holanda. O tradicional clube havia perdido uma disputa contra a Real Federação Neerlandesa de Futebol (KNVB), mas conseguiu a recuperação através de um recurso. Com isso, fica livre para disputar a segunda divisão nacional.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
💛🖤 Vitesse is back!
😞 A few weeks ago, Vitesse lost their professional licence and were just about finished as a football club.
🥳 Vitesse appealed, and a court ruled against the KNVB’s decision to remove their licence. Vitesse will compete in the Eerste Divisie! pic.twitter.com/0A7iqzPp1p
— Fanatics of Football (@footynews129) September 4, 2025
“O tribunal de apelação de Arnhem-Leeuwarden decidiu que a revogação da licença do Vitesse está suspensa e que a KNVB deve admitir o clube no futebol profissional. Essa suspensão significa que o Vitesse pode iniciar a temporada na segunda divisão”, pode ler-se na nota oficial do Vitesse.
O caso remonta à temporada 2023/24, quando o Vitesse foi penalizado por não cumprir os requisitos de licenciamento. Em virtude disso, o emblema foi castigado em 18 pontos e foi despromovido à segunda divisão.
Na temporada passada, o Vitesse voltou a descer de divisão, uma vez que recebeu uma dedução adicional de 39 pontos (12 deles seguem para 25/26). Para além disso, a Real Federação Neerlandeses de Futebol anulou a licença profissional em junho por irregularidades financeiros do ex-investidor Coley Parry.
Vitesse: torcida se une, mas não evita extinção de clube holandês
Com este cenário, o clube já tinha assumido que iria competir em 25/26 apenas nos escalões de formação. Contudo, o Vitesse recorreu da decisão em tribunal e venceu.
“Esta decisão traz-nos alívio e perspectiva. Estamos entusiasmados que o tribunal reconheça a gravidade da situação e tenha suspendido as decisões. Continuamos totalmente comprometidos com o futuro do Vitesse. Agora, precisamos de iniciar as discussões com a KNVB para garantir que o Vitesse e as partes interessadas tomem as decisões corretas”, disse o presidente da Sterkhouders, que lidera o clube.
A Real Federação Neerlandeses de Futebol vai avaliar os contornos da decisão do tribunal, de forma a que possa definir o que seguirá no processo.
O Vitesse Arnhem é um dos clubes mais antigos e tradicionais da Holanda. Fundado em 14 de maio de 1892, na cidade de Arnhem, o clube carrega mais de um século de história no futebol europeu. Embora nunca tenha conquistado a Eredivisie (Primeira Divisão holandesa), o Vitesse sempre esteve presente entre os clubes mais importantes do país.
O Vitesse começou como um clube amador e rapidamente se destacou no cenário regional. Com o passar das décadas, o clube profissionalizou suas estruturas e passou a disputar a Eredivisie com frequência, consolidando-se como um time de primeira divisão.
O maior momento da história recente do Vitesse aconteceu em 2017, quando o clube conquistou sua primeira grande taça: a Copa da Holanda (KNVB Beker). Na final, o time venceu o AZ Alkmaar por 2 a 0, encerrando um jejum de 125 anos sem títulos nacionais. A conquista levou o Vitesse à disputa da Liga Europa, aumentando sua visibilidade no continente.
Entre 2010 e 2020, o Vitesse ganhou destaque internacional ao estabelecer uma parceria com o Chelsea, da Inglaterra. Durante esse período, diversos jogadores da base do clube inglês foram emprestados ao time holandês.
Nemanja Matić
Mason Mount
Bertrand Traoré
Lewis Baker
Armando Broja
Wilfried Bony
Marco van Ginkel
Davy Pröpper
Phillip Cocu
Sander Westerveld
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app