O Juizado de Instrução de Palma de Mallorca, na Espanha, condenou um torcedor do Mallorca a um ano de prisão por atos racistas. Os crimes foram cometidos contra os jogadores Vinicius Junior, do Real Madrid, e Chukwueze, do Villarreal, durante partidas do Campeonato Espanhol, em 2023, no Estádio Son Moix.

Além da detenção, o homem, cuja identidade não foi revelada, está proibido de entrar em estádios de futebol na Espanha por um período de três anos. Os dois casos ocorreram no mês de fevereiro, com diferença de apenas 13 dias.

Contudo, o torcedor não será preso. De acordo com o comunicado oficial divulgado pelo Real Madrid, a atenuante se dá pelo condenado mostrar “arrependimento” e se comprometer a participar de um programa de igualdade de tratamento e não discriminação.

No caso de Vini Jr, imagens da DAZN mostraram o torcedor insultando o brasileiro com gritos de “Vinicius, macaco! É um p*** macaco”. Após os incidentes, tanto o jogador quanto o agressor foram chamados a prestar depoimento à Justiça espanhola, em abril de 2023.

JOSE JORDAN Vini Jr