Futebol francês tem domínio parisiense atual, mas nem sempre foi assim; confira conquistas dos outros grandes
Olympique de Marselha e Paris Saint-Germain se enfrentam neste domingo, 21, às 15h45 (de Brasília), no Estádio Orange Velodrome, pela 5ª rodada do Campeonato Francês. O clássico entre duas das equipes mais vitoriosas do país é a grande atração da Ligue 1 no fim de semana.
Da mesma forma, o jogo levanta um debate curioso sobre o maior clube da França. Isso, pois, atualmente, o Paris Saint-Germain transformou o futebol francês em domínio quase absoluto.
Nas últimas 13 temporadas, o time parisiense venceu 11 vezes a Ligue 1, empilhou Copas nacionais e finalmente conquistou o título da Champions League. A era vitoriosa, que teve início na chegada do investimento do Catar em 2011, é impulsionada ainda pela presença constante de jogadores destaques, como foi com Zlatan Ibrahimovic, Neymar, Kylian Mbappé e agora com Ousmané Dembélé.
Neymar e Mbappé quase levaram PSG a título europeu – EFE/EPA/YOAN VALAT
Porém, o Olympique de Marselha é o nome mais sólido da tradição. Fundado em 1899, foi protagonista em diferentes eras e era até meses atrás o único clube francês campeão da Liga dos Campeões, em 1993.
Com nove títulos nacionais e dez Copas da França, o time da Provença mantém uma base de torcedores espalhada pelo país inteiro, algo raro no futebol francês. Assim, pode, sim, contestar o posto de maior.
Todavia, a história privilegia outros grandes. Um deles é o Saint-Étienne, que teve seu auge nos anos 1960 e 1970. Com dez títulos da Ligue 1 e seis da Copa da França, chegou a uma final de Champions League.
Em 1976, contra o Bayern de Munique, os Verdes e Brancos saíram derrotados. Desde então, perdeu espaço competitivo e disputa a Ligue 2, segunda divisão do país, nesta temporada.
Correndo por fora, ainda há três equipes. Uma delas é o Lyon, que surgiu mais tarde no mapa da grandeza.
Juninho Pernambucano conquistou a França e virou ídolo do Lyon – EFE/Albert Olivé
Até os anos 1990, a equipe tinha trajetória discreta, mas entre 2002 e 2008 construiu uma das grandes hegemonias da história: sete títulos consecutivos da Ligue 1, com elencos fortes e gestão administrativa de ponta.
Com menor influência atual, estão Nantes e Monaco. Com oito taças de Campeonato Francês para cada lado, os clubes podem ser considerados potências nacionais, apesar da ausência de grandes conquistas além das fronteiras.
PSG: Ligue 1 (13), Copa da França (16) e Champions League (1)
Olympique de Marselha: Ligue 1 (9), Copa da França (10) e Champions League (1)
Saint-Étienne: Ligue 1 (10) e Copa da França (6)
Lyon: Ligue 1 (7) e Copa da França (5)
Nantes: Ligue 1 (8) e Copa da França (4)
Monaco: Ligue 1 (8) e Copa da França (5)
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app