Problema de € 95 milhões: imprensa britânica destaca má fase de Antony
Ex-São Paulo e Ajax é o segundo jogador mais caro da história do Manchester United e tem apenas um gol marcado na atual temporada
Antony virou um problema um tanto caro para o Manchester United. Mais precisamente, um problema de 95 milhões de euros (quase meio bilhão de reais na cotação atual). O atacante, segundo jogador mais caro da história da equipe inglesa, vive má fase em campo e passou a ser alvo da imprensa britânica.
O renomado site The Athletic destrinchou os números do ex-jogador do São Paulo e do Ajax. Nesta temporada, foram 29 partidas disputadas e apenas um gol marcado. Ao todo, o atacante de 24 anos soma 73 jogos e nove gols anotados. A publicação destaca também que as marcas são bastante inferiores às da época de Ajax: 82 jogos e 25 gols marcados, entre 2020 e 2023.
A ida de Antony para o United passa, inclusive, pelo atual treinador. Erik ten Hag treinou o jovem há Holanda e ficou encantado com a velocidade para vencer os adversários e capacidade de marcar gols. Em teoria, funcionária perfeitamente na competitiva Premier League. Na prática, não é o que tem acontecido.
Nascido em Osasco, o jogador chegou ao São Paulo ainda criança, com 10 anos. Tempos depois, fez parte da geração Made in Cotia que conquistou Copa do Brasil Sub-20, Supercopa do Brasil Sub-20, Brasileiro de aspirantes e Copa São Paulo de Futebol Júnior. No profissional, atuou em 52 partidas e marcou seis gols, entre 2018 e 2020.
As boas atuações, por São Paulo e Ajax, renderam convocações para a seleção brasileira. Antony esteve no grupo que caiu nas quartas de final para a Croácia, na Copa do Mundo do Qatar, em 2022.
Atrás apenas de Paul Pogba como contratação mais cara da história do United (o francês, cria dos Diabos Vermelhos que havia se transferido para a Juventus, foi contratado por 105 milhões de euros em 2016), Antony já manifestou seu interesse em ficar em Manchester.
Um possível retorno ao São Paulo e até uma sondagem do Flamengo pintaram como alternativas para a carreira do atacante que quer ficar na Inglaterra. O contrato vai até junho de 2027.
Acusação de agressão
A reportagem lembra ainda a acusação de agressão do jogador por parte da ex-namorada Gabriela Cavallin, entre 2022 e 2023. A revelação de fotos de lesões na mulher e de mensagens enviadas pelo atleta fizeram com que o jogador fosse afastado do clube e cortado da seleção. O atleta negou as acusações.
Durante esse episódio, Ten Hag tentou proteger o atleta. As investigações seguem em andamento na polícia de Manchester.
“Acredito que as questões extracampo o impediram de jogar”, disse o treinador, ainda em janeiro. “Ele não apresentou mais o desempenho que esperávamos dele e que sabe que pode fazer melhor”.