Um dos fortes candidatos ao prêmio de melhor do mundo, prodígio do Barcelona disse focar na Champions League e vê Espanha favorita à Copa do Mundo de 2026
Lamine Yamal já é uma das maiores estrelas do futebol mundial e sabe disso. Aos 18 anos, o atacante do Barcelona e da seleção espanhola disse não sentir o peso de assumir a camisa 10 com que Lionel Messi fez história na Catalunha e admitiu o sonho de conquistar a Bola de Ouro como melhor jogador do mundo já em 2025. Mas fez uma homenagem ao seu ídolo Neymar, com quem passou férias no Brasil.
Yamal concedeu entrevista à RTVE nesta terça-feira, 2, e se mostrou confante para a temporada que está por vir. “No ano passado, tive uma boa temporada com a seleção e com o Barça, como titular e com confiança. Estou muito animado com o que esta temporada me reserva. Há uma Copa do Mundo, e isso está sempre marcado no calendário, e estou realmente ansioso por tudo.”.
Lamine Yamal segue firme na corrida pela Bola de Ouro de 2025 – tem Ousmane Dembelé, do PSG, Mohamed Salah, do Liverpool e o companheiro de clube Raphinha como principais concorrentes. Questionado sobre o tema, o espanhol admitiu desejo de receber o prêmio que será entregue pela France Football em 22 de setembro, mas pregou foco coletivo.
“Queremos ganhar a Liga dos Campeões (risos). Bem, sim, as duas coisas; ambas são um sonho, especialmente para o Barça. A Liga dos Campeões seria incrível. Obviamente, todo jogador quer ganhar a Bola de Ouro, e quem disser que não quer está mentindo. Estar lá aos 18 anos, eu acho, é algo a ser valorizado, e espero que aconteça (de vencer).”
Em seguida, o atacante criado no bairro de Rocafonda, disse que daria o prêmio a seus ídolos, ainda que nenhum dos dois viva boa fase. “[Meus favoritos para ganhar seriam] Neymar e Messi. Eu daria uma Bola de Ouro para o “Ney”, acho que ele merece. Quando jogava no Barça ou no Paris, com certeza ele merecia. Eu gostaria que ele tivesse ganhado uma, e obviamente também daria para o Messi, porque ele é o melhor da história”, afirmou o atacante, que passou férias no Brasil com Neymar.
Yamal nasceu em Mataró, município na Catalunha, e é filho de pai marroquino e mãe de Guiné Equatorial. Poderia ter jogado pelas três seleções, mas optou pelo país de nascimento, pelo qual já conquistou a Eurocopa-2024, com apenas 16 anos. Ele vê a Fúria como uma das candidatas ao título mundial na América do Norte em 2026.
“Temos uma seleção que pode ser campeã mundial, embora isso não dependa de ser a melhor; depende de intensidade, de não desistir, de se entregar ao máximo, e é isso que tentaremos fazer. É um sonho para todas as seleções que vão disputar a Copa do Mundo.”
Tantas vezes apontado como herdeiro natural de Messi no Camp Nou, Yamal assumiu a camisa 10 do Barcelona após a ida de Ansu Fati para o Monaco. Ele se disse pronto para tamanha responsabilidade.
“Depois da Eurocopa, já se falava em manter o número 10, mas acabei ficando com o número 19. Não era o momento certo, era muito cedo para passar do 27 para o 19 e depois para o 10. Ansu é um grande amigo meu, o melhor era que ele a usasse e eu o respeitasse, porque eu não gostaria de ter um número e que um amigo meu o tirasse de mim. Eu disse que, até que Ansu estivesse em outro time, eu não aceitaria. Não senti pressão, só pensei em seguir meu caminho, acho que está indo bem para mim, acho que melhor do que com a 19.”
O jovem craque disse não se importar com as críticas que vem recebendo, sobretudo por conta de sua conduta pessoal agora que completou a maioridade. “Não me afetam. Percebi que tudo o que acontece na minha vida será comentado e, em muitos lugares, inventado […] No fim das contas, tanto para o bem quanto para o mal, eu só ouço o meu círculo pessoal, que são as pessoas que realmente sabem das coisas e do que importa”, disse.
“É algo a meu favor que me ajuda muito, porque você nunca ouvirá que Lamine está triste ou feliz com algo que outra pessoa disse. Eu sigo o meu caminho, continuo com a minha mentalidade, que acredito ser o que me trouxe até aqui”, completou. Yamal está a serviço da Espanha na Data Fifa na qual a Fúria encara Bulgária e Turquia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app