Publicidade
Publicidade

Klopp, Tuchel, Xavi e mais: o movimentado mercado de técnicos na Europa

Clubes tradicionais como Barcelona, Bayern, Juventus, Milan e Napoli vivem indefinições no comando técnico, enquanto Liverpool mira novo horizonte sem Klopp

A temporada do futebol europeu caminha para o final e as equipes já começam a se movimentar de olho na temporada 2024-25. Muitas equipes devem viver uma troca de técnicos durante a janela de transferências. É o caso do Liverpool, por exemplo, que viu o histórico trabalho do alemão Klopp se encerrar. Times tradicionais como o Barcelona, Bayern de Munique e Milan vivem indefinições quanto os nomes para ocupar o cargo, e técnicos promissores como Xabi Alonso e De Zerbi se posicionam no mercado. Confira as movimentações:

Publicidade

Sai Klopp, entra Slot

Após nove anos, quase uma década, Jürgen Klopp anunciou a sua saída do Liverpool. O histórico treinador alemão alegou desgaste emocional para não seguir trabalhando e anunciou que vai dar uma pausa na carreira. Com isso, os Reds precisaram se movimentar para encontrar um novo comandante para a próxima temporada: Arne Slot é o nome da vez. O holandês já está acertado com o Liverpool e deixará o Feyenoord após ser campeão nacional na última temporada e vice-campeão em 2023-24.

Novela em Munique

O Bayern de Munique vive uma novela que parecia improvável ou até mesmo impossível para o tamanho do clube. A equipe bávara havia comunicado ainda no meio da temporada que o treinador Thomas Tuchel não permaneceria para a sequência de trabalho. No entanto, na busca por um novo nome, foram inúmeras rejeições: Xabi Alonso escolheu permanecer no Leverkusen, Julian Nagelsmann preferiu seguir na seleção alemã, Ralf Rangnick continua na seleção da Áustria e o Crystal Palace barrou a saída de Oliver Glasner.

Publicidade

Diante de tantas rejeições, o Bayern então optou pela manutenção de Tuchel, que não quis mais continuar o trabalho e confirmou sua saída. O alemão Roger Schimidt, do Benfica, surge como uma possibilidade, mas diante de tantas negativas, o Bayern parece sem rumo para 2024-25.

Novela em Barcelona

Quem também vive uma verdadeira novela é o Barcelona junto ao técnico Xavi. O ídolo catalão anunciou ainda no meio da temporada que não iria continuar o trabalho, mas depois de uma sequência positiva de jogos voltou atrás na decisão. No entanto, o técnico não parece mais ser bem visto nos bastidores e o Barcelona poderá mesmo sacar Xavi. Ainda não há um possível nome para assumir no caso da troca de comando.

De Zerbi fora do Brighton

Técnico sensação da Premier League há duas temporadas, o italiano Roberto De Zerbi deixará o Brighton. O próprio clube inglês informou sobre a saída na véspera da última rodada. O ótimo trabalho de De Zerbi no modesto clube sulista bretão o coloca como o grande nome livre no mercado. Qual clube deve se movimentar primeiro pelo italiano?

Publicidade

Allegri, Thiago Motta e Juventus

Mesmo com o título da Copa da Itália, a Juventus não viveu uma grande temporada sob o comando de Maximiliano Allegri. O italiano já foi desligado do clube de Turim, que deve apostar em uma jovem promessa para a sequência de trabalho: o ítalo-brasileiro Thiago Motta, que fez um grande trabalho no Bologna e levou a equipe à Champions League após quase 60 anos.

Milan e Napoli

A dupla italiana Milan e Napoli também vivem momentos de indefinição. Após conquistar o scudetto histórico na última temporada e ver o técnico Spaletti deixar a equipe, a Napoli viveu uma temporada de altos e baixos (mais baixos que altos) e vai terminar com Francesco Calzona administrando tanto a equipe quanto a seleção da Eslováquia. Para a sequência, os napolitanos devem iniciar um novo ciclo. O Milan também não viveu grandes emoções com Stefano Pioli, que deixará os rossoneri. Ainda não há um nome no horizonte para o cargo.

Xabi Alonso no Leverkusen

Quem termina a temporada mais feliz que nunca é o Bayer Leverkusen. A temporada histórica, o título alemão inédito e invicto poderia colocar o badalado Xabi Alonso na prateleira em meio a uma disputa intensa para a sua contratação. Não será isso que acontecerá. O alemão cravou a sua permanência nos Aspirinas.

Publicidade