O ex-volante francês Claude Makélélé aconselhou o brasileiro Endrick a não deixar o Real Madrid na próxima janela de transferências. Em entrevista ao site ge, durante videochamada promovida por La Liga com jornalistas, o antigo meio-campista apontou que o camisa 9 precisa apenas estar focado para aproveitar uma oportunidade futura com o técnico Xabi Alonso. Ele também definiou o atacante como “muito talentoso”.

“Para o Alonso, o jovem deve entender como jogar. Um menino de 15 anos, no Brasil, pode chegar e jogar, se tiver qualidade. Com o Alonso, ele vai precisar de mais tempo. É questão de oportunidade e estar concentrado para isso. No futebol ninguém tem lugar garantido. Ele é talentoso, muito. Mas precisa estar focado em conquistar seu espaço no grupo primeiro, garantir que entende o que o técnico quer dele quando entrar em campo, para fazer a diferença. Aos poucos, entendendo isso, pode ser titular nesse time. Garantir o seu próprio lugar. Ele entendendo isso, vai ter oportunidade, tenho certeza”, disse.

Makélélé vestiu a camisa merengue entre 2000 e 2003, o auge da era “Galácticos”, comandada por nomes como Zinedine Zidane, Luís Figo, Ronaldo, Raul, Roberto Carlos e outros grandes jogadores. Foram 145 jogos e dois gols pelo clube espanhol, além de 18 participações no El Clásico  com o Barcelona.

Posteriormente, ele ainda vestiu a camisa do Chelsea por cinco temporadas e encerrou a carreira no Paris Saint-Germain, em 2011.

O jogador de 19 anos, que ainda não entrou em campo nesta temporada, recebeu o aval do clube espanhol para um empréstimo a partir de janeiro. PLACAR apurou que a permanência na Espanha é a menos provável. O estafe do jogador prioriza como destinos o futebol francês ou italiano, enquanto uma volta ao Brasil já está totalmente descartada.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Placar (@revistaplacar)

A mudança de ares é compreendida por pessoas próximas ao jogador como inevitável neste momento. Apesar da luta por espaço com Ancelotti na temporada passada e da insistência em conquistar Xabi Alonso, o técnico espanhol já deixou mensagens bastante claras que não conta com o brasileiro.

Relacionado nos últimos seis jogos do Real Madrid, o camisa 9 permaneceu todas as partidas no banco de reservas.

No último deles, a vitória por 1 a 0 diante do Getafe, a formação ofensiva titular contou com Franco Mastantuono, Belligham e Rodrygo, além de Mbappé mais a frente. Ainda entraram no decorrer do jogo Arda Guler, Brahim Díaz e Vinicius Júnior.

Outro nome que ganhou espaço com Alonso foi o espanhol Gonzalo García, de 21 anos, autor de cinco gols na campanha do Mundial de Clubes, e já com nove partidas disputadas na atual temporada – quatro delas como titular.

Na temporada anterior, a de estreia pelo clube espanhol, Endrick recebeu boas oportunidades sob o comando de Ancelotti. Foram 37 jogos e sete gols marcados, sendo titular em apenas oito partidas.

Real Madrid e Valencia se enfrentam em jogo decisivo na La Liga; assista ao vivo

Endrick teve temporada instável pelo Real Madrid – Instagram/@endrick

Ele foi utilizado entre os 11, principalmente, na campanha da Copa do Rei. O time perdeu a grande final para o Barcelona, mas Endrick terminou o torneio como vice-artilheiro, com cinco gols.

Uma recente frase escrita por seu pai, Douglas Sousa, agitou as redes sociais sobre um possível retorno ao clube formador: “Palmeiras teria que fazer uma proposta, um projeto”. Mesmo assim, a possibilidade é totalmente descartada.

O atacante teve a pré-temporada com o clube espanhol comprometida por conta do agravamento no músculo posterior da coxa direita, que tratava há quase dois meses.

Em juho, o programa espanhol El Chiringuito de Jugones, informou que o clube estudava emprestar o atacante para Olympique de Marselha, da França, e PSV, da Holanda, que surgiam como maiores interessados.