Confira os personagens mais tradicionais ou pitorescos que dão vida às arquibancadas do Velho Continente
Eles não fazem gols, mas vestem o uniforme e volta e meia roubam a cena no futebol europeu. Os mascotes dos clubes viraram parte do espetáculo, encantando torcedores mirins ao redor do mundo. Com fantasias elaboradas, carisma e importância simbólica, muitos deles representam a história, os apelidos ou os valores de seus respectivos times.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Na Premier League, personagens como Gunnersaurus, Fred the Red e Stamford são quase tão conhecidos quanto os próprios jogadores. Na Espanha, Itália e Alemanha, leões, gatos e toupeiras também marcam presença.
A seguir, a PLACAR listou os mascotes mais conhecidos ou engraçados de alguns dos principais clubes da Europa. Uma seleção que mostra como o futebol vai muito além do campo.
Gunnersaurus é um dinossauro verde e gigante, criado em 1993 após concurso com torcedores. Ícone do Emirates Stadium, virou símbolo de resistência ao ser demitido durante a pandemia e recontratado após protestos da torcida.
Divulgação/Arsenal
O leão está presente até no escudo do Chelsea e Stamford é um felino sorridente vestido com o uniforme do clube. Seu nome é uma homenagem ao estádio Stamford Bridge, casa dos Blues.
Reprodução/
Mighty Red representa a ave Liver Bird (pássaro de fígado), símbolo histórico da cidade e do clube. Com visual animado e completamente vermelho, é presença constante em Anfield.
Divulgação/ Liverpool
Fred the Red é um simpático diabrete vermelho que homenageia o apelido Red Devils. Participa de ações promocionais e anima a torcida em Old Trafford.
Divulgação/ Manchester United
Moonchester e Moonbeam formam um casal de alienígenas azuis com antenas. Foram criados para conquistar o público infantil e aparecem juntos nos jogos do City.
Divulgação/ Manchester City
Lily e Chirpy Cockerel dois galos com as cores do clube. Representa o tradicional símbolo do Tottenham e interage com torcedores em dias de jogo.
Divulgação/Tottenham
Lucas the Kop Cat é um gato carismático usado em ações voltadas para o público infantil. Costuma circular nas arquibancadas de Elland Road e é figura conhecida entre os pequenos torcedores.
Divulgação/ Leeds
Hammerhead (Cabeça de Martelo) é um martelo humanizado, referência direta ao apelido Hammers. Com visual futurista, aparece nos jogos do clube e eventos promocionais.
Divulgação/ West Ham
O mascote oficial do clube é o Cat, um gato antropomórfico com listras azul-grená, criado para se conectar com o público infantil e juvenil. Com visual simpático e enérgico, ele aparece em conteúdos do Barça Kids e em eventos promocionais.
Divulgação/ Barcelona
O clube mais vitorioso do futebol europeu não possui um mascote oficial, mas utiliza ocasionalmente figuras como o urso de Madri, cachorros ou personagens infantis em eventos especiais.
RIVALIDADE🔥
Por “coincidência” o mascote do Barcelona é o OPOSTO do mascote de seu rival.
O do Barcelona é um gato e o do Real Madrid um cachorro. pic.twitter.com/ag2NXp2Bzq
— Culés News Br (@Culernews) November 29, 2024
Indi é um guaxinim com cocar indígena, em referência ao apelido históricos dos torcedores colchoneros, chamados de índios.
Divulgação/ Atlético de Madrid
O clube também não tem um mascote definido, mas algo muito engraçado aconteceu na pandemia. O perfil oficial do Sevilla anunciou a contratação do mascote do Arsenal após a demissão do clube inglês.
Dreams do come true. Welcome, @Gunnersaurus! ⚪️🔴 #AnnounceGunnersaurus #DeadlineDay https://t.co/2xlJ0WWRnA pic.twitter.com/yxFDMr4yry
— Sevilla FC (@SevillaFC_ENG) October 5, 2020
O clube basco tem como mascote seu próprio escudo, uma bola com uma coroa, em versão animada. O Txurdin sempre aparece animando sua torcida durante os jogos.
Divulgação/ Real Sociedad
O mascote oficial do CD Leganés é o Super Pepino, um pepino com capa e máscara de super-herói. A figura faz referência direta ao apelido do clube, conhecido como “Pepineros”, devido à tradição agrícola da cidade de Leganés na produção de pepinos.
Divulgação/ Leganés
Jay the Zebra é uma zebra humanizada que representa as listras brancas e pretas do uniforme. É presença comum nas partidas e campanhas da Velha Senhora.
Divulgação/ Juventus
Milanello é um diabo vermelho com chifres, inspirado na alcunha dos rossoneri. Seu nome é uma homenagem ao centro de treinamento do clube.
Divulgação/ Milan
O clube não tem um mascote fixo, mas usa sempre em bandeiras e até em alguns uniformes o biscione, uma serpente azulada que fazia alusão à família Visconti, fundadora da Inter.
Divulgação/ Wikimedia
Como não poderia deixar de ser, o mascote giallorosso é um lobo, Romolo. O animal, presente também no escudo, representa o mito da fundação de Roma, segundo o qual os irmãos Rômulo e Remo, filhos do deus Marte, foram jogados no rio Tibre, e resgatados por uma loba, chamada Luperca, que os amamentou.
Divulgação/ Roma
Aquila Olympia é uma águia real que sobrevoa o Estádio Olímpico antes dos jogos. Diferente dos outros, não é uma fantasia, mas um animal real criado e treinado exclusivamente para o clube. Recentemente, o tratador da ave, Juan Bernabé, foi demitido por uma razão inusitada.
Divulgação/ Lazio
O mascote oficial do Napoli é o Pino, um burrinho azul inspirado no tradicional Ciuccio, apelido histórico do clube. A figura do burrinho surgiu nos anos 1930 como uma provocação de rivais, mas foi adotada com orgulho pela torcida napolitana. Pino representa a humildade, a força e a identidade popular do Napoli, aparecendo em eventos e interagindo com torcedores, especialmente os mais jovens.
Divulgação/ Napoli
Berni é um urso marrom simpático e sorridente. Está sempre presente na Allianz Arena, em interações com os torcedores, principalmente as crianças.
Divulgação/ Bayern Munique
Emma é uma abelha amarela muito popular entre os torcedores do BVB. Homenageia a torcida, considerada operária e trabalhadora, além de carregar as cores do clube aurinegro.
Divulgação/ Borussia Dortmund
Bulli é um touro vermelho, o animal que representa a marca de energéticos Red Bull. É parte da identidade visual do clube desde sua fundação.
Divulgação/ Leipzig
Erwin é um mineiro azul com capacete, referência à tradição operária da região do Vale do Ruhr. Figura marcante na Veltins Arena.
Divulgação/ Schalke 04
O clube tem como mascote o bode Hennes, um animal real presente no escudo e que acompanha a equipe desde os anos 1950. Hoje o Hennes IX cumpre essa função.
Divulgação/ Colônia
Germain the Lynx é um lince azul que representa agilidade e força.
Divulgação/ PSG
O mascote oficial do OM é o Nino, um jovem garoto com cabelos morenos e roupas do clube. Ele representa o torcedor mirim marselhês e aparece em ações voltadas ao público infantil, como vídeos educativos, atividades sociais e jogos no Stade Vélodrome. Criado para aproximar o clube das crianças, Nino é simpático, curioso e apaixonado pelo Olympique.
Divulgação/ Olympique de Marseille
Léon é um leão carismático que acompanha o clube em jogos e eventos. Seu nome, claro, faz alusão à cidade de Lyon e o símbolo do time.
Divulgação/ Olympique de Lyon
Vitória é uma águia real treinada que sobrevoa o Estádio da Luz antes dos jogos. É considerada símbolo da alma benfiquista.
Divulgação/ Benfica
Jubas é um leão amarelo animado e carismático. É um dos mascotes mais ativos do futebol português, com presença marcante nas redes sociais e no estádio José Alvalade.
Divulgação/ Sporting
Com dois mascotes, Draco é um dragão azul inspirado no símbolo oficial do clube, já Viena é um dragão rosa. Estão presente em festas, jogos e eventos com a torcida portista.
Divulgação/Porto
Lucky Lynx é um lince vestido com uniforme do Ajax. Foi criado em 2000 para substituir o herói da mitologia grega Ájax, que batiza o clube e está presente no escudo.
Divulgação/ Ajax
Coentje é um personagem infantil tradicional com roupas do clube. Muito popular entre as crianças, ele representa a tradição familiar do Feyenoord. Seu nome é uma homenagem a Coen Moulijn, ídolo histórico do clube de Roterdã
Divulgação/ Feyenoord
Hoopy the Huddle Hound é um cachorro com uniforme verde e branco, muito popular entre os torcedores do Celtic na Escócia.
Divulgação/ Celtic
Krot é uma toupeira mineradora, em referência às raízes da cidade e ao trabalho subterrâneo das minas de Donetsk. É um dos mascotes mais pitorescos do futebol europeu.
Divulgação/ Shakhtar
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app