Publicidade
Publicidade

Clubes da Premier League decidem manter VAR

Em votação divulgada nesta quinta-feira, os clubes do campeonato inglês decidiram por manter o assistente de vídeo para a próxima temporada, mas com ressalvas

Após pedido formal do Wolverhampton para que o VAR (assistente de vídeo) deixasse de ser utilizado na Premier League, os 20 clubes envolvidos na primeira divisão do campeonato participaram de uma votação para decidir o futuro da ferramenta. Em nota divulgada nesta quinta-feira, 6, foi anunciada a manutenção do VAR para a próxima temporada.

Publicidade

Para que a mudança fosse efetivada, pelo menos 14 das 20 equipes da liga precisariam ser a favor da abolição do assistente de vídeo, o que não ocorreu (não foi revelado quantos votaram a favor e quantos contra). No entanto, os times envolvidos exigiram melhorias no árbitro de vídeo.

Além do VAR, a Premier League passará a utilizar a tecnologia do impedimento semiautomático a partir da próxima temporada. De acordo com a organização da liga, será fornecido um “posicionamento mais rápido consistente da linha de impedimento virtual”, o que resultará em uma melhor experiência para os torcedores do estádio e os que estiverem assistindo à partida pela televisão.

Publicidade

A nota oficial da Premier League:

“Embora o VAR produza tomadas de decisão mais precisas, foi acordado que melhorias devem ser feitas para o benefício do jogo e dos torcedores.

Como parte de discussões aprofundadas na Assembleia Geral Anual, foi acordado que a PGMOL, a Premier League e os clubes têm papéis importantes a desempenhar na melhoria do sistema e de sua reputação.

Como parte do trabalho contínuo para melhorar o VAR, seis áreas-chave foram focadas como parte das discussões com os clubes:

Publicidade

1) Manter um alto limite para a intervenção do VAR para entregar maior consistência e menos interrupções no fluxo do jogo.

2) Reduzir os atrasos no jogo, principalmente através da introdução da tecnologia de impedimento semi-automatizado (SAOT) e da manutenção de um alto limiar para intervenção do VAR.

3) Melhorar a experiência do torcedor por meio de uma redução nos atrasos, anúncios no estádio dos árbitros após uma mudança de decisão pós-VAR e, sempre que possível, uma oferta aprimorada de replays de tela grande para incluir todas as intervenções do VAR.

4) Trabalhar com a PGMOL na implementação de treinamento de VAR mais robusto para melhorar a consistência, incluindo uma ênfase na velocidade do processo, preservando a precisão.

5) Aumentar a transparência e a comunicação em torno do VAR – incluindo a expansão das comunicações do Premier League Match Center e através de programação de transmissão como “Match Officials Mic’d Up”.

6) A entrega de uma campanha de comunicação do VAR para os participantes e torcedores, que buscará esclarecer melhor o papel do VAR no jogo aos participantes e torcedores”. 

A próxima temporada do campeonato inglês está marcada para iniciar no dia 17 de agosto, pouco mais de um mês após o encerramento da Eurocopa, marcado para o dia 14 de julho.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade