Publicidade
Publicidade

Atalanta vai em busca do 1º grande título em 61 anos; saiba mais da sensação italiana

Clube de Bérgamo faz hoje a primeira final da temporada, contra a Juventus, na Copa Itália. Dia 22, encara o Bayer Leverkusen na Liga Europa

Há 61 anos, a Atalanta, bateu o Torino e conquistou a Copa da Itália de 1963. Em uma realidade bem diferente, mas pela mesma competição, o time da cidade de Bérgamo, no norte do país, tem a chance de voltar a conquistar um título de elite, em final contra a Juventus, nesta quarta-feira, 15, às 16h (de Brasília), no Estadio Olímpico de Roma. O jogo será transmitido em TV fechada pela ESPN 4 e pelo canal de streaming Star +.

Publicidade

Esta é a primeira das duas chances que a equipe dirigida por Gian Piero Gasperini tem para encerrar as seis décadas de jejum, já que a Atalanta também está na decisão da Liga Europa contra o Bayer Leverkusen, em jogo marcado para a próxima quarta-feira, 22, em Dublin na Irlanda.

O clube fundado em 1907, batizado em homenagem a uma heroína da mitologia grega (daí vem seu apelido, La Dea, “a Deusa”, em italiano), tem como único grande título de sua história justamente a Copa Itália de 61 anos atrás (tem ainda cinco títulos de Série B, o último em 2011, e uma da C)

Publicidade

Já sob comando de Gasperini, a equipe foi vice nas edições de 2018/19 e 2020/21. Na primeira final com o técnico, parou na Lazio. Já na segunda, perdeu para a Juventus, time que enfrenta na decisão deste ano.

O técnico da Atalanta, Gian Piero Gasperini – Divulgação / Atalanta

O título pode enfim coroar com taça um processo que completa oito anos de um trabalho autoral e que levou a equipe Nerazzurra a altas prateleiras no país e no continente. O tamanho sucesso abriu os olhos até de Pep Guardiola, treinador do vitorioso Manchester City.

Em entrevista coletiva recente, o espanhol rasgou elogios ao time italiano ao falar sobre o Liverpool, eliminado pelos comandados de Gasperini na Liga Europa. “Você já viu Atalanta e Roma? A partida que eles jogaram, uau! O Atalanta é incrível, eles podem vencer qualquer time.”

Publicidade

Há cinco anos, Guardiola já havia falado sobre a equipe após empate entre City e Atalanta pela Champions League. “Enfrentar a Atalanta é como ir ao dentista, é muito, muito duro, e sabíamos que seria.”

Ao longo da história, a Atalanta contou com diversos brasileiros, como Alemão, e um de seus grandes ídolos, o atacante Evair. Na atual temporada, o time de Bérgamo conta com o zagueiro Rafael Tolói e o volante Ederson, ambos pilares da equipe. Os destaques ofensivos são os atacantes Gianluca Scamacca e Ademola Lookman e os meias Teun Koopmeiners e Mario Pasalic.

Como joga?

A Atalanta de Gasperini atua com três zagueiros, sendo um deles o volante de origem Marten De Roon. Abrindo o campo, o time tem alas que chegam ao ataque com potência. Dois meio-campistas mais centralizados fazem o papel de levar a bola a um trio de ataque com peças que podem atuar nas pontas ou mais centralizados.

Atualmente na quinta posição da Série A, o “time sensação” tem o terceiro melhor ataque (65) da competição. De acordo com o Sofascore, é a quarta equipe com mais grandes chances (90) e a líder em interceptações por jogo (8.9).

Opinião do especialista

O jornalista César Costa, especialista em futebol italiano, afirmou que a Atalanta é favorita ao título da Copa da Itália, apesar da tradição da Velha Senhora. Ele destacou como os reforços, ainda que pouco badalados, se encaixam no modelo de jogo por trás do processo.

“O projeto de longo prazo é muito bem feito. O Gasperini montou um time com contratações que fogem totalmente do convencional, de países diferentes e jogadores desconhecidos. Mesmo com saídas, sempre acharam substitutos que se encaixaram muito bem no jeito de jogar da Atalanta, que é muito único. Certamente é favorita na Copa da Itália contra uma Juventus em turbulência.”

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade