Publicidade
Publicidade

Usain Bolt conquista título mundial dos 100 metros

Com a marca de 9s77, o jamaicano conquistou o bicampeonato mundial; na segunda colocação ficou o americano Justin Gatlin

O jamaicano Usain Bolt manteve a hegemonia na prova mais rápida do atletismo neste domingo, em Moscou. Com a marca de 9s77 – sua melhor do ano -, o velocista venceu a prova de 100 metros do Mundial de Atletismo e conquistou o bicampeonato. Na segunda colocação, ficou o americano Justin Gatlin e, em terceiro, o também jamaicano Nesta Carter.

Publicidade

Ao contrário do que aconteceu na semifinal, Bolt fez boa largada, sem mostrar a mesma cautela da disputa anterior, apesar da chuva. Com a pista do estádio molhada, o recordista mundial disparou e não teve dificuldade para emparelhar com Gatlin até superar o americano nos metros finais.

A boa marca de Bolt foi conquistada com vento contra, com velocidade de 0,3 m/s. Mesmo assim, registrou o segundo melhor tempo da temporada. Só ficou atrás dos 9s75 do americano Tyson Gay – que admitiu ter sido flagrado em teste antidoping há poucas semanas, motivo pelo qual não participou do Mundial.

Publicidade

Com mais esta vitória, Bolt se consagrou bicampeão mundial nos 100 metros e superou o trauma do último Mundial. Em Daegu, na Coreia do Sul, em 2011, ele perdeu a chance de faturar o segundo título ao queimar a largada – a conquista acabou ficando com o compatriota Yohan Blake. O primeiro ouro mundial de Bolt foi obtido em Berlim, em 2009. Na ocasião, ele havia cravado o recorde mundial de 9s58.

Em Moscou, o atleta ainda vai buscar a medalha de ouro nas provas dos 200 metros e do revezamento 4x100m. Nas duas categorias, Bolt concorre pelo tricampeonato. As duas primeiras medalhas de ouro foram recebidas nos mundiais de Berlim, em 2009, e de Daegu, em 2011.

Medalhas – Usain Bolt é também bicampeão olímpico nas modalidades 100 metros, 200 metros e 4×100 metros – títulos conquistados em Pequim 2008 e Londres 2012.

Publicidade

(Com agências Estadão Conteúdo e GazetaPress)

Continua após a publicidade

Publicidade