Publicidade
Publicidade

Com Federer fora, Nadal evita nova zebra no US Open

Suíço foi derrotado por 3 a 0 pelo espanhol Tommy Robredo e Nadal levou susto contra o alemão Philipp Kohlschreiber, mas acabou prevalecendo

Se Roger Federer mostrou que a fase não é mesmo boa ao ser eliminado pelo veterano espanhol Tommy Robredo, que nesta segunda-feira tirou o suíço ex-número um do mundo de seu segundo grand slam desde Winbledon, em junho, Rafael Nadal evitou uma nova “zebra” no US Open. O espanhol começou tomando um susto na noite desta segunda, mas conseguiu se recuperar no jogo contra Philipp Kohlschreiber e garantiu sua vaga nas quartas de final do torneio.

Publicidade

Após perder o primeiro set, Nadal virou o duelo contra o alemão e fechou a partida com parciais de 6/7 (4-7), 6/4, 6/3 e 6/1. Agora, nas quartas de final do último grand slam da temporada, ele terá um duelo justamente contra o compatriota Robredo, algoz de um irreconhecível Federer que foi derrotado com certa facilidade por 3 a 0, parciais de 7/6 (7/3), 6/3 e 6/4.

O cruzamento de dois dos maiores nomes do tênis internacional no US Open fica, assim, adiado para uma nova oportunidade no futuro, da mesma forma que um sexto título de Federer – o atual número sete do mundo ficou fora das quartas de final no torneio americano pela primeira vez desde 2003.

Publicidade

Tudo ou nada – Nadal, por sua vez, enfrentou um jogo bastante equilibrado nos dois sets iniciais e teve que partir para o tudo ou nada na segunda metade da partida. Na terceira parcial, o espanhol quebrou o saque do adversário no terceiro e nono games e abriu 2/1.

Acompanhe VEJA Esporte no Facebook

Siga VEJA Esporte no Twitter

No quarto e último set, o atual número dois do mundo foi para o duelo com ainda mais vontade e logou abriu 5/0, após duas quebras de serviço. No sexto game, a duras penas, Kohlschreiber confirmou seu saque, mas no game seguinte, o alemão não foi capaz de segurar o ímpeto do tenista de Maiorca, que fechou a parcial com 6/1 e o jogo com 3 sets a 1.

Continua após a publicidade

Retrospecto – Contra Robredo, Nadal tem um retrospecto amplamente favorável: em seis jogos disputados contra seu compatriota, o atual segundo melhor tenista do planeta levou a melhor em todos. No encontro mais recente, no Masters 1000 de Paris de 2009, Rafael Nadal fechou a partida com parciais de 6/3, 3/6 e 7/5.

Publicidade

O ídolo espanhol busca em Nova York o seu segundo título do US Open. Já o compatriota Tommy Robredo tenta conquistar pela primeira vez um título de grand slam. Outro espanhol também se classificou para as quartas de final: David Ferrer. O número 4 da ATP derrotou o sérvio Janko Tipsarevic por 3 sets a 1, aplicando 7/6 (7-2), 3/6, 7/5 e 7/6 (7-3).

Ferrer aguarda a definição do confronto entre o francês Richard Gasquet, oitavo favorito, e o canadense Milos Raonic, cabeça de chave 10, para conhecer o seu próximo oponente no US Open.

(Com Gazeta Press e Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade