O River Plate vive um pesadelo. Após uma temporada de decepções dentro de campo, a equipe comandada por Marcelo Gallardo tem uma única chance de conseguir a vaga para a Copa Libertadores de 2026: torcendo para o arquirrival Boca Juniors ser campeão.
O River passou a temporada em branco na Argentina, assistindo o Platense campeão da Apertura e o Rivadavia campeão da Copa Argentina. Além disso, a tabela anual acabou dominada pelo Rosario Central. Mais recentemente, o Millonario foi eliminado do Clausura logo nas oitavas de final para o Racing.
Dessa forma, o River Plate ficou praticamente sem chances de ir à Libertadores de 2026. No entanto, o time de Marcelo Gallardo é 4º lugar na tabela anual do futebol argentino. Assim sendo, ainda há uma possibilidade.
Acima do River na tabela anual estão: Rosario Central (1), Boca Juniors (2) e Argentinos Juniors (3). No entanto, o Boca é o único time vivo no torneio Clausura – Rosario e AAAJ foram eliminados. Caso a equipe xeneize vença o torneio, abre uma nova vaga na tabela anual que seria justamente do River Plate.
O Boca já é semifinalista do Clausura e enfrentará o vencedor de Tigre x Racing. Do outro lado da chave, o Estudiantes aguarda o vencedor de Barracas x Gimnasia.
Todas as outras vagas do futebol argentino para a Libertadores já estão preenchidas: Platense, Rivadavia, Boca Juniors e Argentinos Juniors. O River participa da competição há 10 anos em sequência, desde 2015, quando foi campeão.




