O Independiente Rivadavia fez história na última quarta-feira, 5, e se tornou campeão da Copa Argentina pela primeira vez, garantindo assim uma classificação inédita para a Copa Libertadores. O título, no entanto, complicou gigantes como Racing e River Plate, que ainda buscam uma vaga no principal torneio do continente. Confira os times já classificados e os cenários no futebol argentino.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

O título histórico do Independiente Rivadavia aconteceu em final contra o Argentinos Juniors. A equipe de Mendoza largou na frente e abriu dois gols de vantagem, mas o Bicho foi buscar o empate com um gol já nos acréscimos. Nos pênaltis, o goleiro Marinelli, que havia substituído o titular Centurión no final do jogo, pegou a cobrança de Molina e garantiu o troféu.

Rivadavia já havia eliminado o Platense, campeão do torneio Apertura, e também passou pelo River Plate nas semifinais, também nos pênaltis.

Com isso, o futebol argentino já tem três equipes classificadas para a próxima edição da Libertadores: Platense (campeão do Apertura), Independiente Rivadavia (campeão da Copa Argentina) e também Rosario Central (líder da tabela anual).

Há ainda outras três vagas em disputa para a Libertadores: o vencedor do Torneo Clausura, o segundo lugar na tabela anual, e o terceiro na tabela anual que disputa a fase prévia do torneio continental.

Boca Juniors x River Plate: clássico decisivo

O Boca está bem encaminhado para garantir a classificação à Libertadores e depende somente de si. Na 2ª colocação da tabela anual, a equipe xeneize precisa de uma vitória simples nas duas últimas rodadas: pega o River, em clássico na Bombonera, e depois o Tigre, dentro de casa.

Em crise, o River Plate uma situação muito mais delicada. Para alcançar a classificação, o caminho mais curto, sem ser campeão, é a tabela anual. O time de Marcelo Gallardo é 3º colocado, mas joga o clássico contra o Boca Juniors na próxima rodada, na Bombonera. Na sequência, encara o Vélez também fora de casa.

Qualquer tropeço deve comprometer o River. Isso porque Argentinos Juniors e Deportivo Riestra estão apenas um ponto atrás na tabela anual, com calendário mais acessível que o gigante de Núñez.

Ídolo, Gallardo vive crise no River e teve contrato renovado em meio a pressão por saída - EFE/ Sebastião Moreira

Ídolo, Gallardo vive crise no River e teve contrato renovado em meio a pressão por saída – EFE/ Sebastião Moreira

Racing: só o título salva

Semifinalista da Libertadores e eliminado para o Flamengo, o Racing tem uma situação ainda mais complicada que o River. É apenas 7º na tabela geral, cinco pontos atrás do Millonario. Ainda que La Acade vença seus últimos dois jogos, nada garante o mínimo da pré-Libertadores. Por isso, o caminho possível é o título do Clausura.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.