Novo ranking da Conmebol tem Palmeiras no topo e Flamengo fora do top 3
Brasil terá cinco representantes entre os cabeças-de-chave da próxima Libertadores; atual campeão Fluminense subiu 20 posições na lista
A Conmebol divulgou nesta segunda-feira, 18, o ranking dos clubes sul-americanos. O Palmeiras subiu uma posição e agora aparece na liderança, seguido pelos argentinos River Plate (2º) e Boca Juniors, (3º). O Flamengo, por sua vez, caiu uma posição e é o quarto colocado.
O ranking da Conmebol leva em conta o desempenho dos últimos 10 anos na Libertadores, Sul-Americana e em torneios nacionais e serve para montar os potes nas competições internacionais.
Entre os clubes brasileiros no top 10, o Grêmio, em 7º, e o São Paulo, em 9º, serão cabeça-de-chave na próxima edição da Libertadores, bem como o atual campeão Fluminense, Palmeiras e Flamengo.
O Athletico-PR é o sexto colocado, mas está fora da competição, bem como Santos e Corinthians, que ocupam a 15ª e 22ª posições, respectivamente.
Atual campeão da América, o Fluminense subiu 20 lugares e é o 12º colocado. Outros brasileiros na disputa da Libertadores em 2024, o Atlético-MG é o 14º, o Red Bull Bragantino é o 41º e o Botafogo é o 49º.
Os times brasileiros que têm vaga direta na Libertadores de 2024 são: Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo, via Brasileirão, além de São Paulo, campeão da Copa do Brasil, e Fluminense, campeão da Libertadores de 2023. Os que vão para pré-Libertadores são: Botafogo e Red Bull Bragantino.
Enquanto isso, as equipes brasileiras que vão à Sul-Americana são: Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro. Os sorteios das primeiras fases tanto da Libertadores quanto da Sul-Americana acontecem nesta terça-feira, às 12 horas (de Brasília).
(com Gazeta Press)
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.