A Libertadores é, sem dúvida, a competição de clubes mais cobiçada do continente sul-americano. Desde sua criação em 1960, o torneio se consolidou como o palco da “Glória Eterna”, em que lendas nascem e times gravam seus nomes na história. Conquistar o troféu é o sonho máximo para jogadores, técnicos e torcedores.
Ao longo de mais de seis décadas, diversos clubes de diferentes países alcançaram o topo, mas poucos conseguiram manter uma hegemonia. Relembre a seguir a lista completa com todos os campeões, ano a ano.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Os maiores campeões e a hegemonia argentina
A história da Libertadores é marcada por períodos de domínio. O Independiente, da Argentina, ostenta o título de maior campeão, com sete conquistas, sendo quatro delas de forma consecutiva na década de 1970, um feito jamais igualado. Logo atrás, com seis títulos, vem o Boca Juniors, outro gigante argentino que protagonizou momentos inesquecíveis, especialmente no início dos anos 2000. O Uruguai também teve seu protagonismo inicial, com o Peñarol, primeiro campeão do torneio, somando cinco troféus, mesmo número do River Plate.

River Plate foi campeão da Libertadores em 2015. Foto: Juan Mabromata/AFP
O crescimento e a força do futebol brasileiro
O Brasil demorou a engrenar, mas se tornou uma potência na competição, especialmente a partir da década de 1990. , , , e somam três títulos cada e lideram o ranking nacional. Nos últimos anos, os times brasileiros têm dominado o cenário, com títulos consecutivos que reafirmam a força do futebol do país, incluindo as conquistas inéditas de em 2023 e em 2024.





