A final da Libertadores da América pode deixar o continente americano outra vez no futuro. O diretor de futebol Juan Emilio Roa disse que a entidade sempre estuda o plano de levar a decisão para outros continentes.

Roa disse a intenção em entrevista ao The Athletic. A ideia seria buscar novos mercados e aumentar o interesse pela Libertadores pelo mundo.

“Este é um assunto que comumente está em cima da nossa mesa em avaliação. Posso dizer que já decidimos um plano para os próximos anos, mas estamos em avalição certamente”, disse Roa.

“Estamos desenvolvendo narrativas e experiências de marca durante a final e tentando produzir mais histórias sobre os clubes e jogadores”, completou o dirigente.

Boca Juniors e River Plate decidiram a final da Libertadores de 2018 em Madri, no Santiago Bernábeu. Naquela ocasião, o ônibus que levava a delegação do Boca foi atacado por torcedores do River, o que provocou o adiamento do clássico.

A partir do ano seguinte, a Libertadores teve final única. Palmeiras e Flamengo, finalistas deste ano, decidirão o troféu em 29 de novembro, a partir das 18h (de Brasília), no estádio Monumental de Lima, no Peru.

Libertadores em final única

2019 – Flamengo 2×1 River Plate – Lima, Peru

2020 – Palmeiras 1×0 Santos – Rio, Brasil

2021* – Palmeiras 2×1 Flamengo – Montevidéu, Uruguai

2022 – Flamengo 1×0 Athletico-PR – Guayaquil, Equador

2023* – Fluminense 2×1 Boca Juniors – Rio, Brasil

2024 – Botafogo 3×1 Atlético-MG – Buenos Aires, Argentina

2025 – Palmeiras x Flamengo – Lima, Peru

*partidas decididas na prorrogação