O Supercomputador da Opta calculou os favoritos para a conquista da Copa do Mundo de 2026. O Brasil foi um dos times praticamente esquecidos pela empresa de análise de dados.
Mesmo a atual campeã Argentina não está entre as mais bem cotadas e aparece só na quarta colocação. Segundo o material divulgado, a Espanha é a favorita com 17% de chances, seguida por França (14,1%) e Inglaterra (11,8%).
O Brasil aparece só na sétima posição, com 5,6% do favoritismo. Além dos países já citados no pódio e da Argentina, o time pentacampeão está atrás de Alemanha (7,1%) e Portugal (6,6%).
Em material divulgado à imprensa, a Opta justificou o favoritismo espanhol com o ótimo desempenho na Euro 2024, quando La Roja saiu campeã em cima da Inglaterra. O Brasil ‘decepcionou nos últimos anos, não conseguindo passar das quartas de final nas últimas duas Copas’. Apesar disso, Carlo Ancelotti deve fazer um bom trabalho.
A empresa também aponta que os números são de antes do sorteio da Copa do Mundo, que acontece na sexta-feira, às 14 horas (de Brasília), em Washington, nos EUA.
No último Mundial de Clubes, a Opta apontou o Paris Saint-Germain como favorito. O PSG foi à final, mas perdeu para o Chelsea, que era só o sexto favorito.
Favoritismo para Copa do Mundo segundo a Opta
- Espanha – 17,0%
- França – 14,1%
- Inglaterra – 11,8%
- Argentina – 8,7%
- Alemanha – 7,1%
- Portugal – 6,6%
- Brasil – 5,6%
- Países Baixos (Holanda) – 5,2%
- Noruega – 2,3%
- Colômbia – 2,0%
- Bélgica – 1,9%
- Uruguai – 1,7%
- México – 1,3%
- Croácia – 1,1%
- Marrocos – 1,1%
- Equador – 1,0%
- Japão – 0,9%
- Estados Unidos – 0,9%





