Seleção pode terminar ano como vice das Eliminatórias; veja cenários
Brasil terá pela frente Venezuela e Uruguai com a possibilidade de fechar 2024 em situação mais confortável visando Copa do Mundo de 2026
A seleção brasileira chega à Data Fifa de novembro com chances reais de terminar 2024 na vice-liderança das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Após um início turbulento, que a colocou em sexto lugar, o time comandado por Dorival Júnior reencontrou os bons resultados.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
Agora, o Brasil depende de vitórias contra Venezuela nesta quinta-feira, 14, e Uruguai, no dia 19. Além disso, há a necessidade de um tropeço da Colômbia para subir na tabela de classificação.
Atualmente em 4º lugar, com 16 pontos, o Brasil está atrás da seleção colombiana, que tem 19 pontos e a seleção uruguaia, que também tem 16, mas se destaca pelo saldo de gols de sete (a seleção brasileira tem de seis).
Desse modo, vencer a Venezuela em Maturín, pode colocar a equipe provisoriamente na 2ª posição, já que Colômbia e Uruguai se enfrentam na sexta-feira, 15.
Cenários para a seleção ser vice-líder
Para terminar 2024 como vice, a seleção precisa vencer os dois jogos e “secar” a Colômbia e o Uruguai. Os colombianos podem vencer apenas um duelo, já no caso da celeste os confronts diretos têm peso crucial.
Tabela dos concorrentes diretos
- Colômbia (19 pontos): Uruguai (fora) e Equador (casa).
- Uruguai (16 pontos): Colômbia (casa) e Brasil (fora).
- Brasil (16 pontos): Venezuela (fora) e Uruguai (casa).
Mesmo que matematicamente a seleção brasileira ainda possa alcançar os 22 pontos da Argentina, pensar na liderança parece um sonho distante. Os atuais campeões mundiais enfrentam Paraguai (fora) e Peru (casa) e possuem uma ampla vantagem no saldo de gols (14 contra 6 do Brasil).
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.