Presidente da Conmebol sugere Copa de 2030 com 64 países
Alejandro Domínguez propõe que edição centenária do Mundial tenha ainda mais seleções 'por uma única vez'; entenda como funcionaria

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, sugeriu que a Copa do Mundo tenha 64 seleções a partir de 2030. A ideia foi proposta durante o 80º Congresso Ordinário da Conmebol, realizado na última quarta-feira, 9, em Luque, no Paraguai.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
A ideia, segundo ele, tem caráter excepcional e visa transformar o centenário do torneio em uma celebração ainda mais global. Domínguez argumenta que a marca de 100 anos do Mundial merece uma edição especial, capaz de envolver o maior número possível de países.
“Só se completam 100 anos uma vez. Por isso, estamos propondo, por única vez, realizar este aniversário com 64 equipes, em três continentes simultaneamente”, opinou.
“Estamos convencidos que la celebración del centenario será algo único, porque solo una vez se cumplen 100 años. Y por eso estamos proponiendo POR ÚNICA VEZ, llevar a cabo este aniversario con 64 equipos, en tres continentes simultáneos. Para que todos los países tengan la…
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) April 10, 2025
A Copa do Mundo de 2030, pela primeira vez, será disputado em dois continentes – Europa e África – com sede principal em Espanha, Portugal e Marrocos. Além disso, como parte das comemorações do centenário, os três jogos inaugurais ocorrerão na América do Sul: Argentina, Uruguai e Paraguai.
Com a proposta, a Conmebol espera ampliar a abrangência do torneio e permitir que mais nações tenham a chance de participar da festa do futebol. “Queremos que todos os países vivam essa experiência, que ninguém fique de fora dessa celebração que pertence a todos”.
A edição de 2026, que será disputada em Estados Unidos, México e Canadá, já contará com 48 seleções – número recorde até agora. A proposta da Conmebol, caso aceita pela Fifa, elevaria ainda mais esse patamar, tornando a Copa de 2030 a maior da história em termos de participantes.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.