O zagueiro Francesco Acerbi, da Inter de Milão, pediu dispensa da seleção italiana, confirmou nesta segunda-feira, 2, o técnico da Azzurra, Luciano Spalletti.

O jogador de 37 anos, que no sábado participou da goleada por 5 a 0 sofrida pela Inter na final da Champions League diante do PSG, se negou a integrar o grupo da Itália para as partidas contra Noruega e Moldávia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

“Acerbi não respondeu à convocação. Ele repensou o que aconteceu em torno dele. Eu tinha o chamado pelo que ele tinha mostrado nesse período, mas recebi nesta manhã uma mensagem que explicava essa decisão. Respondi e telefonei para ele. O que dizer? Vamos em frente, há muitos jogadores que merecem”, argumentou Spaletti.

“Ele já tinha manifestado algumas dúvidas, e é verdade que chegamos ao fim da temporada sem fôlego. Não é fácil fazer estas convocações”, completou o treinador, que disse que não pode “se dar ao luxo” de ficar lamentando a decisão de Acerbi.

Mas por que Acerbi pediu dispensa?

Os motivos que levaram o veterano a dizer não ao chamado de Spaletti tem a ver com o próprio treinador. Em março de 2024, o jogador da Inter de Milão foi cortado de uma convocação em virtude de uma acusação de racismo feita pelo brasileiro Juan Jesus, do Napoli.

“Acerbi disse-me ‘vai embora negro, você é apenas um negro’. “, afirmou Juan Jesus na ocasião. Em nota, a federação italiana de futebol (FIGC) disse que ouviu de Acerbi que “não houve intenção difamatória”, mas que a comissão optou por desconvocá-lo em nome da “serenidade necessária à seleção nacional e ao próprio jogador”.

Juan Jesus e Acerbi: italiano pediu desculpas em campo ao brasileiro do Napoli / Reprodução

Juan Jesus e Acerbi: italiano pediu desculpas em campo ao brasileiro do Napoli / Reprodução

O motivo maior da mágoa com Spaletti, no entanto, tem a ver com uma declaração do treinador em março deste ano, quando ele se irritou ao ser questionado sobre a a ausência do defensor interista.  “Você sabe quantos anos Acerbi tem?”, esbravejou Spaletti.